ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  22    CAMPO GRANDE 31º

Direto das Ruas

Raio-x faz falta e Prefeitura promete devolver “nos próximos dias”

Aparelhos de 3 UPAS estão em manutenção e quem vai até a UPA Leblon reclamou

Izabela Sanchez e Maressa Mendonça | 30/12/2019 14:22
Quem vai até a UPA Leblon encontra o seguinte aviso (Foto: Direto das Ruas)
Quem vai até a UPA Leblon encontra o seguinte aviso (Foto: Direto das Ruas)

A falta de três aparelhos de raio-x nas UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) em Campo Grande já é sentida pela população que precisa realizar exames com essa tecnologia durante o fim de ano. Na UPA Leblon, um dos locais de onde o aparelho foi retirado para manutenção, a população reclama.

Ao Campo Grande News, quem frequenta essa unidade comentou que o aparelho está longe da UPA desde setembro. “A UPA do Jardim Leblon está desde setembro sem realizar exames de Raios X e ninguém toma providências. A população segue sem atendimento do único exame de imagem que a Prefeitura oferece, ainda que em condições precárias”, afirma uma das mensagens recebidas pela reportagem.

Procurada, a assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), afirma que os aparelhos da UPA Coronel Antonino e da UPA Santa Mônica também estão “em manutenção”. “O raio-x da unidade encontra-se em manutenção, devido incompatibilidades na instalação elétrica, que será sanado o mais brevemente possível, e estará disponível nos próximos dias”, prometeu a Sesau.

A Secretaria afirma que os pacientes estão sendo encaminhados às unidades mais próximas com disponibilidade do aparelho e cita a UPA Moreninha, UPA Vila Almeida, UPA Universitário, CRS Tiradentes, Unidade Especializada em Reabilitação e Diagnóstico (UERD) e Centro de Apoio e Diagnóstico Municipal (Cadim).

“Vale reforçar que, apesar de o aparelho estar fora de funcionamento, toda a agenda de exames ambulatoriais, ou seja, aqueles com horário marcado, foram remanejados para outras unidades. Atualmente, a média de exames de Raio-X realizados pela rede varia entre 10 e 12 mil imagens capturadas por mês, sendo a maior parte deles realizados nos atendimentos de urgência’, informa.

Diretor das Ruas - A reclamação chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar através da ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias