Três capivaras são atropeladas e mortas em avenida movimentada
Os cadáveres dos animais foram abandonados no meio-fio da Rua Spipe Calarge
Três capivaras foram atropeladas na rua Spipe Calarge, na proximidade do Rádio Clube, no Bairro Vila Carlota. A cena surpreendeu quem passou pela região hoje, já que os animais continuam na margem da via.
Leitor que prefere não se identificar, procurou o Campo Grande News através do canal Direto das Ruas para denunciar o acontecido. Segundo ele, que utiliza via todos os dias, a situação é bem atípica. "Perto dos animais haviam pedaços da estrutura de um carro", descreve ele.
De acordo com a Decreto presidencial 4645/34, artigo 3º, inciso V, considera-se maus tratos abandonar animal doente, ferido, extenuado ou mutilado, bem como deixar de ministrar tudo o que humanitariamente se possa prover, inclusive assistência veterinária.
Segundo a legislação atual, quem for condenado no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, pode ficar preso de 3 meses a 1 ano. Já o artigo 164 do Código Penal prevê pena de 15 dias a seis meses. Nos dois casos o condenado também pode ser obrigado a pagar multa. Porém, em crimes em que a pena é inferior a dois anos, como é o caso de maus-tratos a animais, o acusado apenas assina um termo circunstancial e responde em liberdade.
Quem flagrar o situações como essa pode denunciar pelos telefones 3317-4067 (Promotoria de Justiça do Meio Ambiente); 3318-9011 (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) e também no 3314-4920 (Polícia Militar Ambiental).
Direto das Ruas - A sugestão acima foi feita por leitor via aplicativo WhatsApp pelo canal Direto das Ruas, meio de interação entre a redação e o leitor, por onde podem ser enviados flagrantes, sugestões de matérias, notícias, fotos, áudios e vídeos. Seja um colaborador pelo número (67) 99687-7598.