Acrissul espera que André desista de importar gado
O presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia, espera que ainda nesta semana o governador, André Puccinelli (PMDB) desista da importação de gado paraguaio, medida anunciada para garantir o funcionamento do Marfrig em Porto Murtinho, na região da fronteira.
"O governo tem outras alternativas, de ordem fiscal e tributária. Pode se entender com a indústria. A importação não é uma boa alternativa porque colocaria a pecuária em risco e o mercado está começando a reagir agora", afirma.
Além da questão sanitária, o temor dos pecuaristas é quanto à concorrência com os preços do Paraguai, onde o custo da produção é de 50% menor, especialmente em função da carga tributária reduzida.
Francisco Maia afirma que o canal para diálogo com o governo ficou aberto e há uma sinalização positiva quando à retirada das importações de pauta. A intenção do governo é de importar 10 mil animais do País vizinho para garantir os abates no Marfrig e os empregos na unidade de Murtinho.
Ontem a diretoria da Acrissul e o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, José Lemos Monteiro, tiveram reunião com o governador para discutir o assunto e expor as preocupações. A importação de gado paraguaio precisa do aval do Ministério da Agricultura e Pecuária.