Acrissul quer retratação de ministro que xingou produtor
A Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) vai ingressar na tarde desta quarta-feira no STF (Supremo Tribunal Federal) para que o ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc, se retrate após se referir aos produtores rurais brasileiros como "vigaristas".
A declaração gerou forte reação e ele será inclusive convocado pela Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara Federal para se explicar publicamente.
O presidente da Acrissul, Francisco Maia, afirma que a ação da entidade tem como objetivo fazer com que o ministro se retrate ou que reafirme sua declaração, neste caso arcando com as conseqüências.
Maia ressalta que o ministro é "um homem público de primeira grandeza" e que "precisa se conscientizar que a palavra dele tem força". "Declarações desse tipo não contribuem para nada. Reforçam uma posição de divisão entre os setores da sociedade, estimulam ódio e preconceito", avalia.
Ele lembra que o setor agropecuário é um dos sustentáculos da economia brasileira e o responsável pelo superávit na balança comercial.