Aneel mantém bandeira verde em abril e conta de energia continua sem taxa extra
De acordo com a Agência, desde abril de 2022 não há cobrança de custos adicionais nas contas dos consumidores
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que em abril manterá a bandeira tarifária verde e as contas de energia continuarão sem a cobrança de taxas extras para os consumidores. Segundo a Agência, desde abril de 2022 a bandeira permanece verde.
Para o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, essa é uma boa notícia para o consumidor. "A manutenção da bandeira verde possibilita menos custos no pagamento de energia e um maior equilíbrio nas contas das famílias de todo o país”.
Ele ainda explica que "a bandeira verde em abril confirma nossas previsões favoráveis de geração e com crescimento contínuo do uso de renováveis”.
Criando em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica para os consumidores os custos da geração de energia no Brasil. Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos.
Para calcular os custos produção da energia são considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.