Após fusão, grupo diz que Anhanguera não terá mudanças

A fusão entre os grupos Anhanguera e Kroton, anunciada em abril deste ano, foi votada pelos acionistas em julho. Esta foi a última etapa para a fusão dos grupos, dono da Universidade Uniderp Anhanguera e Faculdadade Unaes Anhanguera em Mato Grosso do Sul, que não terão alterações de cursos, segundo os dirigentes.
De acordo com o vice-presidente de integração da Kroton Educacional, Igor Lima, a princípio as marcas serão mantidas e se for necessário serão realizados estudos para avaliar o posicionamento das bandeiras locais.
“Esta integração simboliza mais do que a soma de dois grandes grupos educacionais, significa um marco para a democratização do ensino no país. O novo grupo atuará em compromisso com a transparência e com o respeito à sociedade, sempre mantendo os índices de desempenho acadêmico acima da média nacional”, disse o executivo.
Segundo Igor, a principal mudança imediata foi a unificação da gestão organizacional da companhia no nível sênior. O grupo já tem presidência, vice-presidências e principais níveis de diretoria unificados. O foco está no trabalho efetivo de unificação de ambas companhias, não só no nível de gestão, mas também de processos e sistemas. “O intuito é priorizar as melhores práticas de cada grupo e capturar o máximo do potencial de sinergias por meio da abrangência e complementariedade geográfica e, principalmente, da oportunidade de ser um importante canal para a democratização da educação e qualidade no Brasil”, destacou.
Participação - Quanto ao papel dos sócios da Uniderp na fusão dos grupos, o vice-presidente explicou que as ações da companhia combinada serão detidas pelos acionistas da Anhanguera, que ficam com aproximadamente 33,5% e pelos acionistas da Kroton, que ficam com cerca de 66,5% das ações.
“A estrutura de capital permanecerá difusa e o CEO da companhia combinada será o Rodrigo Galindo, atual presidente da Kroton, tendo como presidente do Conselho de Administração Gabriel Rodrigues, atual presidente do Conselho de Administração da Anhanguera”, esclareceu.
Em Mato Grosso do Sul, o grupo Kroton Educacional tem 7 unidades de ensino presencial e 47 polos de educação a distância. Atualmente, o grupo possui 1,5 milhão de alunos em todo país, matriculados nos cursos de graduação, pós-graduação, cursos não regulados, no Pronatec e nas escolas parceiras associadas da Rede Pitágoras. Em todo território nacional são 125 campi no ensinosuperior presencial e 726 polos de educação a distância.