Chuvas elevam o leito do Rio Verde e paralisam obras da Usina São Domingos
As fortes chuvas que atingem o Mato Grosso do Sul de forma contínua desde o dia 27 de fevereiro obrigaram a paralisação temporária das obras da Usina Hidrelétrica São Domingos, em Água Clara - a 250 km de Campo Grande.
A paralisação foi necessária após o temporal do último sábado (5), que elevou o leito do rio Verde em 3 metros e obrigou a interdição da ponte de acesso às duas margens do Canteiro de Obras por questões de segurança.
Os trabalhos também estão paralisados na Casa de Força e a concretagem do Vertedouro foi suspensa.
Segundo o engenheiro residente, André Batistela, a situação deve ser normalizada em no máximo cinco dias, com o escoamento da água, caso as chuvas dêem uma trégua.
O engenheiro também garante que o andamento da obra não foi comprometido porque outras frentes de serviço continuam em andamento.
A previsão é de que em 10 dias se recomece a construção da barragem da margem oposta da obra, juntamente com o desvio do leito do Rio Verde. Com o desvio, o curso do rio passará a ser somente pelas galerias na parte inferior do Vertedouro, voltando ao leito principal, logo abaixo da barragem.
O Canteiro de obras da Usina Hidrelétrica abriga cerca de mil trabalhadores, devendo chegar a 1.400 até o final do mês de abril, com mais cerca de 200 trabalhadores rotativos.