Com novas 70 vagas em 2021, cartórios mantém 9,6 mil carteiras assinadas em MS
O número, de empregos diretos e indiretos, é maior que o total de empregados em 2020, que fechou em 8,2 mil
Em todo ano de 2021, os cartórios de Mato Grosso do Sul aumentaram em 5,07% as vagas de trabalho, com saldo positivo de 70 vagas, alcançando marca de 9,6 mil carteiras assinadas nas unidades cartorárias do Estado. O número, de empregos diretos e indiretos, é maior que o total de empregados em 2020, que fechou em 8,2 mil.
Segundo a Anoreg/MS (Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso do Sul), o aumento reflete a necessidade do serviço em período de pandemia. “Os cartórios são considerados serviços essenciais e não deixaram de trabalhar em momento algum, mesmo nas fases mais críticas da pandemia da Covid-19”, comentou o presidente da associação no Estado, Leandro Corrêa.
Além disso, “nesse período, as serventias se aprimoraram e aumentaram os números de atos feitos de forma eletrônica, o que certamente refletiu nesse aumento do quadro de funcionários”, disse. Para se ter uma ideia, durante a pandemia, houve aumento na oferta de serviços online, chegando atualmente a cerca de 93% deles que podem ser feitos sem ser necessário ir até um cartório.
Em todo Brasil, há 13.440 cartórios em todos os 5.570 municípios do Brasil. Eles foram responsáveis pela abertura de 4.879 postos com carteira assinada em todo o território nacional, estando entre os 100 cargos que mais contrataram trabalhadores em 2021. Os dados são Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado pelo Ministério do Trabalho e da Previdência.
* Matéria editada no dia 15.02.2022, às 10h04, para acréscimo de informações.