Exportações de outubro apresentam queda de 10% em um mês, em MS
As exportações de Mato Grosso do Sul tiveram queda de 10% em outubro, se comparado com setembro e o volume exportado foi de U$ 189 milhões, segundo dados do MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços) divulgados pela Datasight.
Considerando o ajuste sazonal, a queda na exportação se comparado com setembro foi de U$ 20 milhões. Os produtos mais exportados no mês passados foram: pastas químicas de madeira, açúcares de cana, de beterraba e sacarose pura e carnes bovinas .
Ainda segundo os dados do MDIC, Três Lagoas continua liderando o ranking dos municípios que mais exportam, e em outubro, foi enviado cerca de U$ 64 milhões. Rio Brilhante exportou U$ 22 milhões e Campo Grande U$ 18 milhões. No mês passado, 49 municípios de Mato Grosso do Sul exportaram produtos.
O MDIC projeta para novembro, exportação de U$ 156 milhões, segundo a Datasight.
Importação - Em contrapartida, houve crescimento de 12% na importação de produtos no Estado. O volume em outubro foi de U$ 107 milhões, segundo o MDIC.
Em setembro, o volume importado foi de U$ 11 milhões, considerando o ajuste sazonal.
Os produtos mais exportados no mês passado foram: Cobre afinado e ligas de cobre, em formas brutas, Turbinas a vapor e Produtos laminados planos de ferro ou aço não ligado.
Três Lagoas também lidera o ranking em importação, seguido de Campo Grande e Nova Andradina. Foram 61 municípios que importaram em outubro. O MDIC projeto para novembro um volume próximo de U$ 72 milhões em importações.