Falta de chuva prejudica colheita de soja em Mato Grosso do Sul
Rendimento está em 45 sacas por hectare. Na safra anterior a média foi de 48
Mato Grosso do Sul já colheu 50% da safra de soja plantada. A média de produtividade está em 45 sacas por hectare. Na safra passada a média foi de 48. A perda na colheita, segundo a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), foi por conta da estiagem.
A estimativa é que a produtividade do grão chegue a 2,7 t toneladas por hectare ao final da colheita. A produção deve ficar em 4,9 milhões de toneladas. Apesar das perdas, o assessor técnico da Famasul, Lucas Galvan, acredita que o Estado apresenta um quadro heterogêneo. “Até o final da colheita os resultados podem mudar”, afirmou.
Os melhores resultados foram na região centro-oeste de Mato Grosso do Sul. Nas cidades de São Gabriel do Oeste, Chapadão do Sul e Costa Rica, a produtividade está de 50 a 60 sacas de soja por hectare.
Já a região sul sofreu mais com a falta de chuva. Ponta Porã e Laguna Caarapã têm colhido a média de 25 a 35 sacas por hectare. Até agora, Maracaju e Dourados contabilizam média entre 40 a 45 sacas.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira (28) pela GCEA (Coordenação de Estatísticas Agropecuárias) do IBGE no Estado e apresentados pelos sindicatos rurais durante reunião da comissão da agricultura da Famasul, realizada na tarde desta segunda-feira (27).
A Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) participou do encontro.