ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Governo quer aumentar em 20% produção diária de leite em MS

Estado entrega 131 ordenhadeiras e 28 refrigeradores para 37 cidades

Mayara Bueno e Leonardo Rocha | 05/12/2016 10:11
Refrigeradores que serão entregues nesta segunda-feira (5). (Foto: Fernando Antunes)
Refrigeradores que serão entregues nesta segunda-feira (5). (Foto: Fernando Antunes)
Secretário-adjunto da Sepaf, Gerônimo Alves Chaves. (Foto: Fernando Antunes)
Secretário-adjunto da Sepaf, Gerônimo Alves Chaves. (Foto: Fernando Antunes)
Prefeito de Rio Verde, Mario Kruger (PSC). (Foto: Fernando Antunes)
Prefeito de Rio Verde, Mario Kruger (PSC). (Foto: Fernando Antunes)

O governo estadual pretende aumentar em 20% a produção atual de leite de Mato Grosso do Sul, de 1,5 milhão litros de leite por dia, com a entrega de equipamentos para a agricultura familiar. Nesta segunda-feira (5), serão entregues 28 refrigeradores de leite e 131 ordenhadeiras para 37 cidades e associações de pequenos produtores rurais.

Segundo Enelvo Felini, diretor-presidente de Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), os aparelhos serão importantes para dar melhores condições para a cadeia produtiva do leite, “pois levará tecnologia ao homem do campo”.

Hoje, são produzidos em média 1,5 milhão de litros de leite por dia, sendo o município de Itaquiraí o líder na produção, com 120 mil litros diários. “A meta é ampliar em 20%”, afirmou.

O secretário-adjunto da Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar), Gerônimo Alves Chaves, explica que, mesmo na crise econômica, o Estado tem crescido tanto no agronegócio, como na agricultura familiar. “Em relação ao leite, a intenção é ter uma captação melhor, para ter um produto de mais qualidade”.

No entanto, já houve evolução na cadeia produtiva do leite, afirma, “principalmente entre os pequenos produtores”, enquanto alguns de médio e grande porte deixaram a atividade. “Está mais organizada (a produção) e tem sido importante para a agricultura familiar”.

Uma das cidades beneficiadas será Terenos. Por lá, são 19 assentamentos que precisam “muito” da ajuda federal e estadual, segundo o prefeito eleito Sebastião Donizete (PMN), que participa do evento de hoje. “O município precisa fazer estas parcerias, porque certamente terão um ano de muitas dificuldades em 2017”.

O prefeito de Rio Verde, Mario Kruger (PSC), disse que a cidade conta com três assentamentos, cujo o crescimento da agricultura é gradativo. Em Sidrolândia, têm 27 assentamentos. “Esperamos que esses aparelhos ajudem para melhorar a produção e atividade, com as dificuldades que a agricultura convive”, avaliou o prefeito Ari Basso (PSDB).

Prefeito eleito de Terenos, Sebastião Donizete (PMN). (Foto: Fernando Antunes)
Prefeito eleito de Terenos, Sebastião Donizete (PMN). (Foto: Fernando Antunes)
Prefeito de Sidrolândia, Ari Basso (PSDB). (Foto: Fernando Antunes)
Prefeito de Sidrolândia, Ari Basso (PSDB). (Foto: Fernando Antunes)

Entregas - Nesta manhã, serão entregues 28 refrigeradores, que, ao todo, custaram R$ 220 mil de recursos do governo federal e estadual. Outras 131 ordenhadeiras foram adquiridas por Rr$ 454.963 mil. 300 famílias deverão ser beneficiadas.

Receberão os equipamentos os municípios de Anastácio, Aquidauana, Nioaque, Bandeirantes, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Rochedo, Sidrolândia, Terenos, Camapuã, Costa Rica, São Gabriel do Oeste, Dourados, Rio Brilhante, Vicentina, Iguatemi, Itaquiraí, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Paranaíba, Selvíria, Três Lagoas. Rio Verde, Aquidauana, Eldorado, Ivinhema e Japorã.

Nos siga no Google Notícias