ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  26    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Mineradora vai investir R$ 50 milhões em Corumbá e prevê 290 empregos

A empresa vai aprimorar equipamentos de extração e beneficiamento e abrir túneis para a extração de manganês

Por Izabela Cavalcanti | 23/09/2023 09:03
Secretário Jaime Verruck; governador Eduardo Riedel; e equipe da empresa MPP Mineração durante tratativa de investimento em Corumbá(Foto: Saul Schramm)
Secretário Jaime Verruck; governador Eduardo Riedel; e equipe da empresa MPP Mineração durante tratativa de investimento em Corumbá(Foto: Saul Schramm)

A MPP Mineração vai investir R$ 50 milhões na ampliação de suas operações com ferro e manganês em Corumbá. Com isso, a previsão é de gerar 290 empregos, além de minerar 1.200.000 toneladas de minério de ferro no próximo ano.

O anúncio foi feito durante reunião entre o governador Eduardo Riedel, o secretário Jaime Verruck e o coordenador de Mineração da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Eduardo Pereira, e os diretores da MPP Mineração.

A empresa vai investir em equipamentos de extração e beneficiamento. Também iniciaram a abertura de túneis para a extração de manganês, mineral estratégico para a transição energética do Brasil e do mundo. Todo o minério de ferro extraído será exportado para os Estados Unidos, Europa e Ásia.

Segundo o coordenador de Mineração Eduardo Pereira, que também é o presidente do Ceter/MS (Conselho Estadual do Trabalho), a geração de empregos por parte da mineradora MPP, para as cidades de Corumbá e Ladário, pode chegar a mil funcionários contratados direto e indiretamente, a partir da Casa do Trabalhador em Corumbá.

Ainda de acordo com ele, o Distrito Minerário de Ferro-Manganesífero de Urucum detém 58,3% das Reservas (medida e indicada) de Manganês (Mn) e aproximadamente 3% das reservas de Ferro (Fe) do Brasil.

Na reunião, o CEO Patrick Panero disse que o Governo Federal vai receber a Portaria de Lavra do MME (Ministério de Minas e Energia) para a mina 224 no Morro do Rabicho, rica em minério de ferro e manganês de alta qualidade.

De acordo com o governador Eduardo Riedel, o Maciço de Urucum, onde se encontra a mina, possui a terceira maior reserva de minério de alto teor e a primeira de manganês de alta qualidade do Brasil.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias