Moka quer Ministério da Fazenda ajudando produtores de MS
O senador Waldemir Moka (PMDB) requisitou audiência com os ministros da Fazenda e da Agricultura, respectivamente, Guido Mantega e Wagner Rossi. Moka quer expor a situação dos produtores de Mato Grosso do Sul após os prejuízos causados pelas chuvas dos últimos dias à colheita de grãos.
O Ministério da Fazenda poderá sugerir medidas ao Conselho Monetário Nacional, que se reúne no próximo dia 31. Entre as possíveis resoluções está a prorrogação do vencimento de eventuais parcelas da dívida agrícola aos produtores rurais do Estado.
Moka diz que a Secretaria de Política Agropecuária já se mostrou sensível aos problemas que atingem municípios produtores de grãos como São Gabriel do Oeste, Maracaju, Sidrolândia e Chapadão do Sul.
Levantamento preliminar da Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul) indica que as chuvas nos dez primeiros dias de março devem causar prejuízos de R$ 1,5 bilhão aos produtores, com perda média de 50% da safra da soja. “O produtor fica descapitalizado e, consequentemente, fica sem condições de pagar seus compromissos”, diz Moka.
O senador acompanhará amanhã a visita do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e do governador André Puccinelli aos municípios atingidos pelos temporais.