Municípios têm até abril para solicitar audiências públicas no Ibama
Prazo vale para as oito cidades que terão traçado da nova ferrovia, entidades civis e Ministério Público
Os oito municípios de Mato Grosso do Sul que serão abrangidos pelo traçado da Nova Ferroeste, entidades civis e o Ministério Público têm até 4 de abril para solicitar audiências públicas sobre questões ambientais junto ao Ibama.
O tema será a mitigação e compensação dos impactos ambientais do empreendimento, que vai ligar Paranaguá a Maracaju por meio de trilhos.
A nova ferrovia contempla, ao todo, 49 municípios, oito somente no Estado, são eles: Maracaju, Itaporã, Dourados, Caarapó, Amambai, Eldorado, Iguatemi e Mundo Novo.
Embora todos possam fazer a solicitação, apenas interessados devem protocolar o pedido no site. Após solicitarem, o Instituto terá 45 dias para determinar os locais e datas das audiências.
Nova Ferroeste – O projeto da Nova Ferroeste, proposto pelo governo do Paraná, quer ligar Mato Grosso do Sul ao Estado, de Maracaju até o Porto de Paranaguá, e prevê um ramal entre Cascavel e Foz do Iguaçu, em 1.304 quilômetros. Ao todo, o investimento estimado é de R$ 29,4 bilhões.
Segundo estudos, devem circular pelos trilhos cerca de 38 milhões de toneladas de produtos no primeiro ano de operação, entre proteína animal e grãos, formando o Corredor Oeste de Exportação.