Na Capital, 1,9 mil entraram na fila por seguro-desemprego em duas semanas
Dourados e Três Lagaos puxam ranking de pedidos pelo benefício no interior do Estado
Desde a retomada dos atendimentos presenciais, há pouco mais de duas semanas, a Funsat (Fundação Social do Trabalho de Campo Grande) já atendeu 1,9 mil trabalhadores em busca de acesso ao seguro-desemprego. Em média, 111 pedidos dão entrada na agência diariamente desde a deflagração da desaceleração econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus.
Os números são do diretor-presidente da Funsat, Luciano Silva Martins, no posto há cerca de uma semana. “De manhã, quem passa em frente à agência fica impactado pelo tamanho da fila”, comenta.
Desde que voltou a atender no prédio da Rua 14 de Julho, no último dia 7, 200 senhas são distribuídas todos os dias. As entradas nos pedidos por seguro-desemprego concentram a maior parte dos serviços prestados, seguidas por orientações para obter o auxílio emergencial do governo federal e, claro, gente à procura de trabalho.
Interior - Dados da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) também indicam alta busca pelo seguro-desemprego em todo o Estado. Entre os dias 4 e 17 de abril, 2.051 solicitações foram registradas em 30 municípios.
Dourados, com população quatro vezes inferior, supera até mesmo Campo Grande no número, com 447 pedidos. A Capital tem a segunda maior procura pelo benefício detectada pela Funtrab, com 408.
Três Lagoas (254), Coxim (98) e Maracaju (93) completam a lista dos cinco municípios com maior quantidade de pedidos por acesso ao seguro-desemprego.
Sidrolândia (83), Ivinhema (67) e Ribas do Rio Pardo (62) também apresentam números acentuados de entradas pelo auxílio.
A Funtrab retomou atividades presenciais no início da semana passada, dia 13. Na agência da Capital, situada na Rua 13 de Maio, longas filas se formam desde então.
A reportagem voltou a procurar a Secretaria Nacional do Trabalho, que tornou a alegar ausência de dados consolidados recentes de pedidos por seguro-desemprego em Mato Grosso do Sul.