Para atingir meta de público, Semana da Conciliação é prorrogada até terça
A 5ª Semana da Conciliação estendeu até terça-feira (7), o prazo para quem quer resolver pendências financeiras, ou outros tipos de conflitos. Mesmo com números positivos, a adesão do público não alcançou a expectativa da organização que esperava um aumento de 50% no número de pessoas no local, com relação ao ano anterior.
Durante o período de 29 de junho a 3 de julho, a Semana somou 285 audiências, sendo que em 215 sessões houve acordo entre as partes. No último dia, foi registrada 112 audiências, 12% a mais que o previsto para o dia de encerramento do evento.
O evento é promovido pela CBMAE (Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem), ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) em parceria com o Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual. Mesmo com uma procura tímida, o presidente da CBMAE e diretor da ACICG, Roberto Oshiro, comemora os primeiros resultados da ação. “Os resultados prévios de 2015 são semelhantes a 2014, ano em que foram promovidas 296 audiências, número 54% superior em relação à edição 2013, quando foram realizadas 192 sessões”, comenta Roberto Oshiro.
De acordo com dados do ano passado, a taxa de sucesso do evento somou 83%, resultado da soma de acordos das audiências e também de negociações feitas diretamente nos estabelecimentos participantes do evento. Em 2014, o evento negociou R$ 435.871.
A conciliação é uma forma de solução rápida, eficiente e econômica de resolver conflitos extrajudiciais e também ajuizados, pois acontece sem a interferência de advogados e oferece total segurança jurídica.
É um método em que um conciliador tem a função de aproximar as partes para negociarem diretamente a solução de suas divergências, com neutralidade e imparcialidade. “Nosso objetivo é promover a pacificação social e contribuir para reduzir o número de processos. As partes acabam mantendo o relacionamento, o que na maioria das vezes não acontece em um processo judicial” completa Oshiro.
Em 2015, as empresas que decidiram usar a conciliação para reaver débitos atrasados de clientes foram a Energisa, Anita Shoes, Reci fotos, Sandra Joias, Zou Bisou e Colégio CDA. Mas neste novo prazo, apenas a Energisa mantêm equipe de atendimento para conciliação na CBMAE.
Além da pendência financeira, Oshiro explica que “qualquer tipo de conflito pode ser resolvido na Câmara de Mediação e Arbitragem, como exemplo estão questões de direito de família, desentendimentos com vizinhos ou entre sócios, e até questões de ação penal privada (como calúnia e difamação)”.
Após a audiência realizada, em caso de acordo, o Termo de Audiência Frutífera será encaminhado à 8ª Vara da Justiça Itinerante e Comunitária para ser homologado pelo juiz, indicado pelo Tribunal de Justiça do Estado. No prazo de 15 dias, o documento será devolvido à secretaria da CBMAE/ACICG para ser disponibilizado para as partes interessadas.
Como participar - Em casos de pendências financeiras, o cidadão deve apresentar-se diretamente na secretaria da CBMAE/ACICG munido de cópias do RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação, comprovante de residência e extrato da negativação do SCPC, ou ainda qualquer outro documento que comprove o vínculo com a empresa (contrato, faturas, boleto, etc.). A Câmara vai convidar o estabelecimento credor para uma audiência de tentativa de conciliação do débito. Para outros casos de conflito é preciso buscar mais informações pelo telefone 3312-5063.
O interessado em resolver um problema por meio da conciliação também deverá contribuir com uma lata, ou pacote, de leite em pó, por procedimento. O donativo que será doado a uma instituição filantrópica.
O agendamento de audiências acontece das 8h às 18h. A ACICG está localizada na Rua 15 de novembro, 390, Centro.