Parceria resulta em 1ª soja geneticamente modificada desenvolvida no Brasil
A primeira soja geneticamente modificada totalmente desenvolvida no Brasil estará à venda em 2016. A tecnologia Cultivance foi criada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em parceria com a Basf, uma empresa alemã, que é líder mundial na área química.
O cultivar será lançado na Showtec, feira que será realizada entre os dias 20 e 22 de janeiro, em Maracaju, a 160 quilômetros de Campo Grande. O evento será na sede da Fundação MS (Fundação para Pesquisa e Difusão de Tecnologias Agropecuárias).
Segundo a Embrapa, o sistema de produção do Cultivance combina cultivares de soja geneticamente modificadas competitivas e adaptadas a regiões diferentes. Isso possibilita o auxilio no manejo de plantas daninhas de difícil controle e vai auxiliar os agricultores a obter rentabilidade maior de forma sustentável.
O equilíbrio entre rotação de culturas, alternância de tecnologias e uso de defensivos agrícolas com mecanismo de ação diferenciado, diminui a pressão de seleção de plantas daninhas, reduzindo, assim, os problemas de resistência.
Feira – A Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços a partir de lançamentos de inovações tecnológicas e sistemas de produção. O evento tem palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio. Na edição de 2015 o Showtec superou seu recorde de público totalizando 15.600 visitantes e mais de 120 empresas expositoras.