Plantio de milho safrinha e colheita de soja no Estado estão 30% atrasados
Devido as chuvas constantes e a demora na colheita da soja, o plantio do milho safrinha pode atrasar em 30% nas lavouras de Mato Grosso do Sul, segundo a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja de MS).
No Estado, a semeadura do grão atinge 55% das lavouras até esta quinta-feira (10). Na safra de 2014/2015, neste mesmo período, o plantio estava em 71%.
De acordo com o analista de grãos da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária), Leonardo Carlotto, o prazo limite para o plantio de milho é até 15 de março. "Estamos na expectativa que na próxima semana os produtores plantem mais 15%, atingindo 70% do plantio", afirma.
O atraso da semeadura implica na redução de produtividade por hectare do milho safrinha. "Se plantar depois do prazo limite, a produção vai depender das variáveis, como a chuva, por exemplo, que se não chover, produz menos e se esfriar corre o risco de ter geada", informa.
Em relação a colheita de soja, os dados serão apresentados amanhã (11) pela Aprosoja, quando os técnicos voltam do campo. "Creio que estamos com 70% de colheita concluída, e 30% atrasados", alega.