Por segurança e direitos da CLT, trabalhadores lotam feirão
São 272 vagas de emprego para a área de construção civil que estão sendo disponibilizadas
Querendo as garantias do emprego com carteira assinada, trabalhadores buscaram a sede da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) esta manhã, na Rua 13 de Maio, centro de Campo Grande, na tentativa de preencher uma das 272 vagas de emprego para a área de construção civil que estão sendo disponibilizadas em parceria com três empresas que atuam em MS.
Um dos que buscam oportunidade é o eletricista Arlindo Leandro Freitas, de 56 anos, que desistiu do trabalho autônomo para tentar uma vaga via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Ele saiu do Jardim Columbia, na saída para Cuiabá, e chegou na Funtrab às 7h. “Trabalhei cinco anos como autônomo, mas decidi pela CLT porque vou ter salário mais garantido. O autônomo quer ganhar mais, mas tem vezes que no mês não consegue, então não compensa”, disse.
Aos 49 anos, Maurício Souza chegou lá às 8h, vindo do bairro Sílvia Regina, região oeste. Ele atua como serviços gerais ou servente de pedreiro e também quer as garantias e direitos da carteira assinada. “Eu estava trabalhando por conta, mas a carteira assinado tenho os direitos, é mais garantido o salário”, comentou. Segundo ele, “tenho fé que saio daqui com um emprego”.
Engenheiro civil formado no ano passado, José Eduardo Bach da Silva, de 24 anos, veio de Aral Moreira, cidade a 364 km de Campo Grande, em busca de uma vaga. Lá, ele atuou três meses em uma construtora, mas quer emprego na Capital. “Senti algumas dificuldades lá, acabei não me adaptando, então vim buscar esta oportunidade. Pela experiência e formação, acho que dá pra tentar”, sustenta.
Gerente da fundação, Ricardy Teixeira disse que Mato Grosso do Sul cresceu 2,5% no número de vagas na construção civil nos últimos três meses e isso, devido às novas empresas que se instalaram. “Isso faz com que a procura de trabalhadores no ramo aumente”.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.