Procon investiga se postos praticam preços diferentes no fim de semana
Pesquisa de preços será divulgada este mês
O Procon/MS fará pesquisa que poderá apontar, além da variação de preços, se os postos de combustíveis praticam valores diferentes aos fins de semana. Levantamento feito pelo órgão investigará se há dumping em Campo Grande.
Dumping é uma prática comercial que consiste em uma ou mais empresas venderem os produtos por preços extraordinariamente abaixo do valor justo, por um tempo, com o objetivo de prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local. A finalidade é de dominar o mercado e impor preços altos.
De acordo com o diretor do Procon, Lamartine Ribeiro, chegou ao órgão a informação de que postos têm reduzido os preços nos fins de semana.
Desta maneira, a primeira pesquisa do ano em postos também contemplará este quesito.
Ele explica que, caso seja confirmada a diferença, não significa, necessariamente, que os postos tenham infringido as relações de consumo.
“Mas se tiver devemos avaliar se não há prática de dumping”, ressalta Lamartine.
Caso seja apontada esta diferença de preço aos fins de semana, também servirá como alerta em relação à qualidade dos combustíveis.
O Campo Grande News entrou em contato, por telefone, com onze postos. Em todos os estabelecimentos, os funcionários foram unânimes e negaram qualquer diferenciação.
Em Campo Grande existem 160 postos de combustíveis.
O Procon fará pesquisa por amostragem e espera levantar preços de 30 estabelecimentos.
O resultado será divulgado no dia 21 de fevereiro, conforme o diretor.
Autoescola - O Procon também fará pesquisa de preços em autoescolas. O resultado será divulgado dia 14 deste mês.