Produção local tem que crescer e atender demanda, diz governador
Durante comemoração dos 37 anos da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) defendeu mais investimentos para a agricultura familiar crescer e suprir a demanda interna de produtos como os hortifrútis.
De acordo com ele, antigamente o Estado importava 100% dos hortifrútis consumidos. O percentual foi reduzido para 80% e caminha para cair mais nos próximos anos. "A produção local tem que ocupar esse espaço e a forma de fazer isso é através da agricultura organizada, com cooperativas e associações", disse.
Aumentar a produção focando em cobrir esse espaço e suprir a demanda interna é a meta. E com isso, prefeituras e o Estado podem ajudar. Reinaldo afirma que os prefeitos podem ajudar comprando mais da agricultura familiar.
"Às prefeituras e ao governo do Estado cabe melhorar a condições do pequeno produtor, como organizar o sistema de produção e mercado. Por que não adianta produzir e não ter pra quem vender", afirma o governador.
Além disso, ressaltou que o Estado caminha para firmar parceria com o Incra (Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), para fazer a titularização das áreas, para o produtor ter mais segurança jurídica.
Hoje, durante solenidade, o governo homenageou com a entrega do “Certificado de Mérito”, profissionais que executaram as “Boas Práticas de Assistência Técnica e Extensão Rural”, como parte integrante da Política do Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017.