Rally da Safra chega a MS e vai percorrer áreas de soja na região sul
O Rally da Safra chegou em Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (25) e vai visitar as lavouras de soja de Dourados e Naviraí, em dois dias. A equipe vai analisar quais foram as perdas com as constantes chuvas na região Sul do Estado ou descobrir se isso contribuiu com o bom desenvolvimento do grão.
De acordo com um dos coordenadores da expedição, Marcos Rubim, o Rally da Safra não fez uma estimativa de safra para Mato Grosso do Sul, devido as contantes chuvas na região. "Fomos mais conservadores, pois as chuvas dificultam para o produtor em relação ao manejo das pragas e doenças, por isso não fizemos uma estimativa", alega.
Conforme Rubim, há perspectiva do Rally da Safra de surpreender com a lavoura de soja em Dourados e Naviraí. "Como choveu muito durante o desenvolvimento do grão e as chuvas agora deram uma pausa, isso pode ter contribuído de uma forma positiva e a colheita deve ser feita com sucesso", informa.
Em maio deste ano, a equipe do Rally da Safra vai realizar uma palestra em Maracaju sobre o mercado agrícola da soja e do milho, para os produtores.
Há 12 anos na estrada, o Rally da Safra avalia a produtividade da soja precoce e o tempo todo, mantém o contato com os produtores para descobrir qual a avaliação sobre a safra do ano. São oito equipes voltadas para o trabalho da soja, três para o milho e 12 eventos regionais.
Em 60 mil km percorridos, o contato é feito com mais de três mil produtores e 95% da região produtora de soja e milho do país é visitado pelas equipes do Rally da Safra. Para a safra 2015/2016, a expectativa para as lavouras do país é de melhor desenvolvimento em relação a safra passada.