Receita abre consulta a lote de restituições do IR na segunda-feira
Programa geração para declaração de 2017 será liberado no dia 23 de fevereiro
Na segunda-feira (09), a Receita Federal abre consulta ao oitavo lote de restituições do Imposto de Renda. Neste mês, serão contemplados contribuintes que tem valores a receber entre os anos 2008 e 2016.
Em todo o país, 177 mil pessoas serão beneficiadas com R$ 370 milhões. O montante será depositado em conta bancária no dia 16 de janeiro e segundo a Receita Federal, do total, R$ 6,7 milhões vão para 21 mil contribuintes idosos.
A correção pela taxa Selic do valor a ser restituído varia de 9,92% (para restituições referentes a 2016) e 91,49% (para as de 2008).
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone 146.
Na consulta à página da Receita, pelo serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
Declaração - O programa gerador da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2017 estará disponível a partir do dia 23 de fevereiro. Mas o contribuinte pode preencher o rascunho da declaração deste ano, desde maio de 2016.
No dia 2 de março deste ano, a Receita começará a receber a DIRPF e vai disponibilizar as declarações pré-preenchidas. E o fim do prazo de apresentação das declarações é 28 de abril.
A Receita também vai disponibilizar os programas do Carnê Leão 2017 e de Apuração dos Ganhos de Capital no dia 20 deste mês. (Com Agência Brasil)