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Economia

Renovação da Malha Paulista destrava a ferrovia de MS, diz secretário

Antecipação de concessão da Malha Paulista abre precedente para MS adiantar o processo da ferrovia que liga Três Lagoas a Corumbá

Rosana Siqueira | 30/11/2019 11:00
Malha Oeste que liga Três Lagoas a Corumbá está praticamente paralisada com baixa movimentação de cargas (Foto: Arquivo)
Malha Oeste que liga Três Lagoas a Corumbá está praticamente paralisada com baixa movimentação de cargas (Foto: Arquivo)

A renovação antecipada da concessão ferroviária da Malha Paulista da Rumo, aprovada na quinta-feira (28) pelo TCU (Tribunal de Contas da União), deverá destravar a Malha Oeste em Mato Grosso do Sul e dar início ao tão sonhado projeto do corredor logístico da ferrovia Transamericana. A opinião é do secretário de Produção e Meio Ambiente (Semagro), Jaime Verruck, que explica que a notícia da antecipação da malha paulista é extremamente positiva para o Estado.

Além de aumentar o volume de cargas que sai da região Norte e Leste do Estado – como grãos de Chapadão do Sul e Alcinópolis e celulose de Aparecida do Taboado, a antecipação de concessão da Malha Paulista também vai abrir precedente para o Estado tente adiantar o processo de concessão da ferrovia que liga Três Lagoas a Corumbá.

A malha oeste é considerada estratégica para a logística de integração pelo corredor bioceânico e tem investimentos previstos de R$ 2,2 bilhões, entre recuperação da malha, adequação de cruzamentos e aquisição de material rodante, como vagões e locomotivas. Os recursos fazem parte de projeto de R$ 6 bilhões para a Ferrovia Transamericana, concebido pela Rumo Logística, responsável pela concessão da Malha Oeste, da qual faz parte o trecho de ferrovia sul-mato-grossense. Para sair do papel, no entanto, a concessionária condiciona o projeto à prorrogação do prazo de concessão, que expira em 2028.

“O Governo do Estado tem trabalhado muito pela questão da necessidade dos investimentos na Malha Oeste que é a ferrovia que liga Bauru a Corumbá. Todo o projeto está pronto, todas as demandas prontas. Mas ninguém vai investir numa ferrovia que tem apenas 8 anos de concessão. Então também entramos com pedido de antecipação da concessão da Malha Oeste para mais 30 anos para que pudessem ocorrer investimentos necessários seja pela Rumo seja por investidores”, destacou o secretário de Produção.

Oportunidade - O secretário de Produção afirmou inclusive, que o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas em todas as reuniões em que governador participou, afirmou que antecipação da concessão da Malha Oeste poderia ocorrer após a solução da malha paulista.

“Temos que ultrapassar todas as barreiras técnicas da ANTT do TCU para que façam nova análise, Então a partir de agora começa a andar o nosso processo que é um compromisso do ministro. E assim que se consolidando a autorização, a gente acredita que é muito próximo o projeto, mesmo modelo, mesmas características. Nós também podemos ter os investimentos necessários. Seja da Rumo, ou do grupo de investidores, é uma notícia extremamente importante para o desenvolvimento logístico estadual de MS”, acrescentou o titular da Semagro.

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