ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Secretaria faz busca ativa de 18 mil beneficiários do Bolsa Família

Prazo para regularizar segue aberto até 1º de dezembro, de acordo com a gestão municipal

Por Gustavo Bonotto | 06/11/2023 17:55
Beneficiária do Bolsa Família segurando cartão. (Foto: Roberta Aline/MDS)
Beneficiária do Bolsa Família segurando cartão. (Foto: Roberta Aline/MDS)

Para evitar que 18.365 beneficiários do Bolsa Família percam o amparo financeiro em Campo Grande, a SAS (Secretaria de Assistência Social) iniciou a convocação de unidades familiares após o município entrar no "pente-fino" da CGU (Controladoria-Geral da União).

No fim de outubro, auditores da União avaliaram os procedimentos de inclusão, assim como a focalização dos programas sociais na Capital e Corguinho, município situado a 99 quilômetros.

Questionada pela reportagem, a administração municipal ressaltou que continua trabalhando com a demanda das famílias unipessoais em averiguação cadastral. Para tanto, está realizando visitas domiciliares, busca ativa por ligação telefônica e convocação por carta, entre outras medidas.

"Os técnicos do CadÚnico (Cadastro Único) da Capital já realizaram, até o momento, 3.490 visitas para atualização em domicílio ou entrega de convocação ao público listado. Também foram realizadas 11.976 tentativas de ligações telefônicas para busca ativa", pontua a nota enviada à imprensa nesta segunda-feira (6).

De acordo com a nova regra de distribuição de renda imposta pelo governo federal, caso o percentual de lares compostos por apenas uma pessoa for igual ou superior a 16% do total de famílias beneficiárias do Bolsa Família, não serão incluídos novos grupos formados por uma única pessoa até que a cobertura esteja adequada.

Apesar das iniciativas, muitos campo-grandenses ainda não atenderam ao chamamento, além de outra parcela que não foi localizada nos endereços mencionados no cadastro inicial, explica a SAS.

Para a família verificar se está em situação de averiguação, basta acessar o aplicativo do Bolsa Família ou mandar mensagem pelo telefone (67) 99838-3542. Em caso positivo, será preciso se dirigir a uma das 26 unidades do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e apresentar um documento com foto, CPF e comprovante de residência em nome do responsável familiar.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para entrar no canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias