ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Governo cria órgão para fiscalizar beneficiários do Bolsa Família

Rede Federal de Fiscalização combaterá fraudes e dará mais transparência ao gasto público

Por Gustavo Bonotto, com informações de Agência Brasil | 04/11/2023 20:14
Funcionária do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) realiza cadastro de inclusão ao benefício. (Foto: Demilson Secreta/SAS)
Funcionária do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) realiza cadastro de inclusão ao benefício. (Foto: Demilson Secreta/SAS)

O Governo Federal criou um novo órgão que vai fiscalizar e combater fraudes do programa Bolsa Família. De acordo com o decreto, publicado dia 30 de outubro no DOU (Diário Oficial da União), o objetivo é dar transparência e eficiência ao gasto público, permitindo que os benefícios sociais cheguem às pessoas que mais precisam.

 O texto que regulamenta a Rede Federal de Fiscalização, pertencente ao decreto nº 11.762/2023, será composta por quatro representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, um da AGU (Advocacia-Geral da União), um da CGU (Controladoria-Geral da União), um do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e um da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Na proposta, reuniões deverão ser realizadas a cada três meses e o grupo precisará apresentar um plano anual de atuação. Os relatórios de trabalho serão semestrais. Há a possibilidade de fechar parcerias para o andamento dos trabalhados, desde que não haja custo para o governo.

Conforme noticiado, a CGU já incluiu Campo Grande e Corguinho na primeira etapa do "pente fino". A auditoria também levará em consideração critérios de quantidade de beneficiários inscritos no cadastro e a proporção das famílias unipessoais. No âmbito estadual, 213.696 famílias sul-mato-grossenses recebem o valor médio de R$ 688,97.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para entrar no canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias