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Economia

Sistema de defesa do consumidor faz plantão na Capital durante Black Friday

Procon estadual e municipal fazem fiscalização no centro e em shoppings para garantir direito dos clientes

Gabriela Couto e Liana Feitosa | 25/11/2022 11:08
Unidade móvel ficará na Rua 14 de Julho, no centro de Campo Grande até às 16h. (Foto: Liana Feitosa)
Unidade móvel ficará na Rua 14 de Julho, no centro de Campo Grande até às 16h. (Foto: Liana Feitosa)

Uma van que é utilizada como unidade móvel do Procon está estacionada na Rua 14 de Julho, entre a Dom Aquino e a Cândido Mariano, no centro de Campo Grande, para orientar e receber denúncias de consumidores durante as promoções de Black Friday.

O Procon estadual e o municipal se uniram para uma força tarefa neste período. É o que explica o superintendente do Procon de Mato Grosso do Sul, Rodrigo Bezerra Vaz. “Essa ação conjunta serve para garantir o sistema de defesa do consumidor. Estamos aqui para fazer o monitoramento e dar informações, tudo sobre a Black Friday”.

Além da unidade móvel, também estão espalhados pelo centro e shoppings da Capital equipes de fiscais para garantir os direitos dos clientes. “Nossas equipes estão distribuídas em toda Campo Grande, nos shoppings, no centro. Qualquer tipo de denúncia que for feita, nós vamos acioná-los e eles vão no local para apurar se procede a denúncia ou não. Havendo lesão ao consumidor, vai ser lavrado o competente auto e a empresa terá o prazo de até 20 dias para apresentar sua defesa”, assegurou.

Equipes de fiscais do Procon MS e Procon de Campo Grande atuando no Centro da Capital. (Foto: Liana Feitosa)
Equipes de fiscais do Procon MS e Procon de Campo Grande atuando no Centro da Capital. (Foto: Liana Feitosa)

O consumidor também tem os canais direto de comunicação com o Procon-MS por meio do 151 e pelo aplicativo MS Digital e pelo 156 do Procon de Campo Grande. “Nesses canais as denúncias serão confeccionadas e enviadas para nós da equipe de fiscalização. Nossa ação é mais orientativa e educativa. Caso haja alguma fiscalização a ser feita, não vamos nos furtar e deixar de fazer”, concluiu.

A unidade móvel ficará no local até às 16h. Havendo a necessidade de permanecer por mais uma hora, a equipe se manterá presente fazendo orientação e buscando a conciliação entre consumidor e vendedor.

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