Vendas dos Dia dos Namorados caíram 6,8%, indica levantamento
Dados divulgados hoje pela ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) indicam que a queda nas vendas do Dia dos Namorados em Campo Grande chegou a 6,85%, comparando com os resultados de 2013. O resultado local foi pior que o nacional, que apontou uma desaceleração das vendas em relação a 2013, mas com crescimento mínimo, de 0,8%, considerando os dados do Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que avalia as consultas para vendas a prazo.
O desempenho, conforme os dados de todo o País, foi abaixo de 2013, quando houve aumento de 3,5% nas vendas, considerando as consultas ao SCPC.
Em Campo Grande, o serviço é administrado pela ACICG. A entidade constatou a queda já citada 6,85% nas vendas, no de 1º a 12 de junho de 2014, se comparadas às consultas realizadas no mesmo período em 2013. O presidente da associação, João Carlos Polidoro, pondera que essa análise revela parcialmente o movimento no comércio, por envolver apenas o que se vende parcelado no crediário.
"Nossa pesquisa de intenção de compras para o Dia dos Namorados registrou que a maioria dos entrevistados pagaria o presente à vista - em dinheiro ou cartão – e isso se confirmou em muitas lojas", afirma. “Conversando com os empresários, percebemos que as vendas foram moderadas. A data sofreu influência pela coincidência com a abertura da Copa do Mundo no país, além de fatores econômicos, como a alta dos juros e inflação”, completa.
A associação já tinha uma expectativa baixa, de apenas 1% nas vendas. No mês de maio inteiro, segundo os dados de consulta ao SCPC, houve aumento de 12%.