ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 30º

Educação e Tecnologia

4 maneiras que tecnologias remotas estão remodelando a força de trabalho global

As novas tecnologias tornaram o trabalho em casa popular e prático.

Danielle Caldas | 28/04/2022 14:36
4 maneiras que tecnologias remotas estão remodelando a força de trabalho global
Reprodução foto: Miro - quadro branco online que está reinventando a colaboração online

A pandemia do COVID-19 transformou literalmente o “como” os funcionários trabalham. Muitas pessoas começaram a trabalhar remotamente e provavelmente esse é um comportamento que veio para ficar. Mas o trabalho remoto não é possível sem as tecnologias remotas, como por exemplo a ferramenta de videoconferência como Zoom e a ferramenta de colaboração Miro - Mapa Mental, que garantem que seus usuários possam colaborar online de forma eficiente onde quer que eles estejam.

Se essa pandemia tivesse ocorrido nos anos 90, quando tecnologias remotas e a internet de alta velocidade estavam disponíveis apenas para algumas empresas e organizações, teria sido um problema muito maior possibilitar o trabalho remoto para os funcionários. Mas agora tudo está mudando, as grandes empresas não têm medo, até o CEO do Twitter afirmou que seus funcionários poderiam trabalhar de casa para sempre.

As novas tecnologias tornaram o trabalho em casa popular e prático. Essas tecnologias nos permitem concluir o mesmo trabalho, independentemente de onde estamos no mundo. Vamos entender então como essas tecnologias estão mudando a forma de trabalho?

1) Colaboração em equipe

As ferramentas de colaboração de equipe remota estão ajudando as empresas a permitir que seus gerentes e membros de equipe colaborem virtualmente. Um quadro branco online, por exemplo, é uma ferramenta eficaz, não apenas para equipes de marketing, mas também para ambientes educacionais.

Com uma lousa digital infinita, como o da Miro, você consegue ir do brainstorming, às anotações, planejamento de ações, criação de mapas mentais e fluxogramas de organização de responsáveis e processos, ao acompanhamento do projeto, execução e até mesmo a revisão final do projeto.!

Tudo isso feito online ao mesmo tempo em um único espaço ou de forma assíncrona, cada um no seu tempo. Desde que tenham uma conexão com a Internet, todos podem ter uma reunião presencial sem estarem fisicamente presentes no escritório.

2) Ferramentas administrativas

Os trabalhadores remotos não precisam reportar todos seus movimentos ao seu gerente. Os funcionários podem mostrar seus horários, despesas e atividades ao administrador com ferramentas de automação.

Por exemplo, trabalhadores remotos estão usando rastreadores de tempo automáticos que substituem o "bom e velho ponto eletrônico" na porta do escritório. Ferramentas como Ponto Tel podem ajudar nessa tarefa.

A liderança consegue saber o que cada pessoa está trabalhando, quanto tempo está levando e quais os possíveis bloqueadores de tarefas, sem que precise de um relatório de seu colaborador a todo momento.

3) Ferramentas de Produtividade

Embora tenham mais prós em trabalhar em casa, também há contras que os colaboradores precisam estar cientes. Um deles é que em alguns momentos, você possa se sentir mais distraído com diferentes elementos da sua casa ou até mesmo do trabalho.

Mas existem ferramentas que ainda podem auxiliar a manter o foco e ser mais produtivo em casa. Por exemplo, pode-se fazer uso de ferramentas anti-distração que protege os trabalhadores de serem incomodados cada vez que recebem um e-mail ou mensagem no canal de comunicação da empresa, para que possam se concentrar completamente em seu trabalho.

4) Ferramentas de treinamento

Empresas com força de trabalho global ou nacional podem usar ferramentas remotas online para treinar seus funcionários. Seus funcionários não precisam voar para outro estado para treinar alguns funcionários sobre como usar um determinado produto ou serviço.

Existem diversas ferramentas disponíveis que permitem aos gestores treinar seus funcionários sem a necessidade de estarem na mesma sala. As empresas também podem usar aplicativos de webinar para treinamentos pré-gravados que seus funcionários podem assistir sempre que se perderem no processo. Loom e Eadbox são alguns exemplos.

Conclusão

Trabalhar remotamente já estava ganhando popularidade antes mesmo da pandemia e pode se tornar uma nova 'norma'. Tudo isso é possível devido aos avanços nas tecnologias remotas.

A força de trabalho agora se tornou mais móvel e colaborativa. Eles podem permanecer conectados, não importa onde estejam. Adotar esse tipo de política de trabalho não apenas ajudará as empresas a economizar dinheiro, mas também permitirá que seus funcionários tenham a liberdade de trabalhar de qualquer lugar que considerem apropriado.



Nos siga no Google Notícias