ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Após atraso, resultados do Sisu 2024 são oficialmente divulgados pelo MEC

Após problemas técnicos, candidatos podem consultar desempenho e confirmar ingresso em universidades públicas

Por Jhefferson Gamarra | 31/01/2024 16:55
Após atraso, resultados do Sisu 2024 são oficialmente divulgados pelo MEC
Aluno da UFMS, instituição que mais oferece vagas no Sisu 2024 em todo o Estado (Foto: Marcos Maluf)

Nesta quarta-feira (31), o MEC (Ministério da Educação) divulgou os resultados finais do Sisu (Sistema Unificado de Seleção) de 2024, após enfrentar problemas técnicos que atrasaram a divulgação prevista para ontem (31). O Sisu é responsável por selecionar candidatos para cursos de Ensino Superior em universidades públicas em todo o país. Em Mato Grosso do Sul, foram confirmadas 4.430 vagas distribuídas em quatro instituições de ensino superior.

O resultado final pode ser acessado através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, e este ano, o programa oferece um total de 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação, distribuídos em 127 instituições públicas de educação superior.

Em Mato Grosso do Sul, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) se destaca como a instituição que mais selecionará estudantes através do programa federal, disponibilizando 2.063 vagas. Em seguida, a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) oferece 1.232 oportunidades, seguida pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) com 815 vagas, e o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) com 320.

Para verificar o resultado, os candidatos devem acessar a página dedicada ao Sisu no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (https://acessounico.mec.gov.br/sisu) e clicar no botão "Resultado da chamada regular". Aqueles aprovados na primeira ou segunda opção de curso devem realizar a matrícula dentro do prazo estipulado, sob pena de perderem a vaga.

Os selecionados na chamada regular do Sisu deverão efetuar a matrícula ou registro acadêmico na instituição para a qual foram admitidos no período de 1º a 7 de fevereiro de 2024. Cabe aos candidatos observar as condições, procedimentos e documentos necessários para a matrícula, bem como ficar atentos aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, conforme o edital próprio.

O Sisu, que utiliza as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como critério de seleção, foi criado em 2009 e implementado em 2010. Tradicionalmente, a seleção ocorria duas vezes por ano, para ingresso nos cursos com início no primeiro e segundo semestres. A partir deste ano, o processo ficará limitado a uma edição anual.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias