Cresce quase 50% troca de operadoras de telefonia em MS
Alta se deu no mesmo trimestre onde foi registrado o pico de infectados pelo novo coronavírus no Estado
Mato Grosso do Sul teve aumento de 46,08% no número de pedidos de portabilidade de operadoras de telefonia efetivadas no último trimestre. Segundo o relatório da ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações), os dados são referentes aos meses de julho, agosto e setembro deste ano, comparado ao segundo trimestre de 2020.
De acordo com os dados disponibilizados, 24,60 mil pessoas solicitaram a troca de operadoras no último trimestre contra 16,84 mil pedidos de abril a junho. O aumento se deu no mesmo trimestre onde foi registrado o pico de infectados pelo novo coronavírus no Estado, momento em que muita gente passou a realizar trabalhos remotos.
Do total de pessoas que fizeram o pedido de mudança de operadora em MS, 21,05 mil são de serviços móveis. O restante, 3,55 mil, são de telefonia fixa.
Fazer a troca de operadora pelo serviço de portabilidade está disponível desde 2008 para o Estado. Até o dia 30 de setembro, houve 624,29 mil pedidos.
A nível nacional, também houve aumento de 55.24%. Enquanto no segundo trimestre deste ano, 1,43 milhões de pessoas fizeram migração para outras operadoras, no terceiro trimestre, o número foi de 2,22 milhões.
Como fazer - Segundo a ABR Telecom, a portabilidade só pode ser feita dentro do mesmo tipo serviço - móvel para móvel e de fixo para fixo. Para fazer, basta informar operadora de telefonia que recebe o pedido, o nome completo; comprovar titularidade da linha telefônica; documento de identidade; endereço completo; código de acesso e nome de operadora de onde está saindo. Prazo para mudança é de 3 dias úteis.
Para pessoas jurídicas é necessário informar o número de registro de cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica.