De graça: com pratas da casa, documentário apresenta 16 mulheres na ciência
Público tem a oportunidade de conhecer as histórias inspiradoras de superação de pesquisadoras de MS
O Museu da Imagem e do Som (MIS) em Campo Grande receberá, nos dias 17 e 18 de outubro, o documentário "Mulheres na Ciência". As sessões, com entrada gratuita, começam às 19h e oferecem ao público a oportunidade de conhecer as inspiradoras histórias de superação de pesquisadoras sul-mato-grossenses que romperam barreiras em um campo historicamente dominado por homens.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Museu da Imagem e do Som (MIS) em Campo Grande exibirá, nos dias 17 e 18 de outubro, o documentário "Mulheres na Ciência", que destaca as histórias de superação de pesquisadoras sul-mato-grossenses em um campo dominado por homens. Produzido pela UEMS e FUNDECT, o filme apresenta depoimentos de 16 mulheres que compartilham suas experiências de luta por reconhecimento e equidade na ciência. Dirigido por Lucas Verão, o documentário visa inspirar futuras gerações a ingressarem na área científica, ressaltando a importância da diversidade. Após as exibições no MIS, o filme seguirá para outras instituições, incluindo a UFMS e a UEMS em Dourados.
Produzido pelo projeto MS +Ciência, uma iniciativa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect), e com o apoio do Governo do Estado e do Sebrae, o documentário apresenta depoimentos de 16 mulheres, incluindo pesquisadoras, professoras, estudantes e gestoras de instituições de ensino. Elas compartilham suas experiências de luta por reconhecimento e equidade no ambiente científico.
Dirigido por Lucas Verão e coordenado pelo jornalista André Mazini, o filme revela um panorama emocionante sobre as dificuldades e conquistas enfrentadas por essas mulheres. Ao longo de mais de 10 horas de gravação, as cientistas narram seus medos, motivações e esperanças de que a ciência do futuro seja mais inclusiva, fortalecida pela presença feminina.
"Mulheres na Ciência" não apenas valoriza essas trajetórias, mas também visa inspirar futuras gerações a ingressarem na área científica, reforçando a mensagem de que a ciência é mais forte com a diversidade.
Após as exibições no MIS, o documentário seguirá para outras instituições e cidades. No dia 24 de outubro, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) receberá a exibição, marcada para às 16h, no auditório do curso de Arquitetura. Em seguida, no dia 5 de novembro, será a vez da UEMS em Dourados dar continuidade à divulgação desta importante produção.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.