ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 32º

Educação e Tecnologia

Em MS, nenhuma instituição de ensino superior alcança nota máxima do MEC

MEC fixou índice de 1 a 5 e, das 28 instituições de MS avaliadas, cinco alcançaram faixa 4 de qualidade

Silvia Frias | 23/04/2021 10:27
Em MS, nenhuma instituição de ensino superior alcança nota máxima do MEC
UFMS obteve ICG na faixa 4, juntamente com outras 4 instituições de ensino em MS (Foto/Divulgação)

Em Mato Grosso do Sul,  28 instituições de ensino superior foram avaliadas e nenhuma alcançou faixa 5, a pontuação faixa máxima do IGC (Índice Geral de Cursos), indicador federal de qualidade  divulgado hoje pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Do total, apenas cinco delas entraram na faixa 4 e, a maioria, ficou no índice 3. Das instituições avaliadas, cinco ficaram com ICG na faixa 2, considerado percentual inadequado e sujeito a sanções pelo MEC (Ministério da Educação).

Em todo o País, apenas 46 instituições alcançaram a maior pontuação de indicador federal de qualidade, o que representa apenas 2% do total das instituições avaliadas.

A escala do ICG vai de 1 a 5, sendo que as duas primeiras são consideradas inadequadas.

Os dados divulgados hoje podem  podem impactar no funcionamento das instituições, além de servir com parâmetro de qualidade.

Resultado – Em Mato Grosso do Sul, foram avaliadas faculdades, centros de ensino e universidades de ensino superior e técnico.

As que alcançaram os melhores resultados, com a faixa 4 do ICG foram a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados), UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Centro Universitário Unigran Capital e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Outras 18 instituições ficara na faixa 3 do índice. Do total, 5 delas ficaram no percentual considerado inadequado: Faculdade de Administração de Fátima do Sul, Faculdade Salesiana de Santa Tereza (Corumbá), Faculdade Anhanguera de Dourados, Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó e Faculdade de Administração de Chapadão do Sul.

Em MS, nenhuma instituição de ensino superior alcança nota máxima do MEC

Em todo o País, os resultados foram calculados para 2.070 instituições, públicas e privadas, considerando 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019.

Para o cálculo das 2.070 instituições de educação superior no IGC 2019, foram considerados os resultados do CPC (Conceito Preliminar de Curso) de 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019 e os dados de 4.679 programas de mestrado e doutorado oferecidos pelas instituições em 2019.

O índice tem relação direta com o ciclo avaliativo do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que mensura, entre outros aspectos, o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação.

Em valores absolutos, o Sudeste apresentou o maior número de instituições com faixa 5. A região também é a que possui mais instituições com o IGC calculado, destacando-se Minas Gerais (265) e São Paulo (509). Este último lidera o conjunto de instituições mais bem avaliadas: são 16 na faixa 5 e 84 na faixa 4. Nenhuma das instituições avaliadas das regiões Centro-Oeste e Norte atingiu a faixa 5 nesta edição.

Nos siga no Google Notícias