Escolas de MS recebem dia de reflexão sobre a importância da cidadania
Programação inclui palestras, oficinas, rodas de conversa, e arte durante o “Intervalo da Cidadania”
Escolas estaduais de Mato Grosso do Sul recebem o “Dia C da Cidadania”, nesta sexta-feira (25). A ação inclui um cronograma de palestras, oficinas, rodas de conversa, reflexão e arte durante o “Intervalo da Cidadania”. O evento pretende levar à juventude debates sobre temas importantes, como igualdade racial, cuidados à pessoa idosa e pessoa com deficiência, direitos das mulheres, assuntos comunitários e povos originários.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O "Dia C da Cidadania" foi realizado em escolas estaduais de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de promover debates sobre temas importantes para a juventude, como igualdade racial, direitos das mulheres e cuidados com a pessoa idosa e com deficientes. O evento contou com palestras, oficinas, rodas de conversa e atividades artísticas, abordando questões como a importância da comunidade e dos povos indígenas. A iniciativa, organizada pela Secretaria de Estado da Cidadania em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, visa fomentar a cidadania e promover a reflexão sobre temas relevantes para a formação dos alunos, além de oferecer ferramentas para que os professores possam integrar o conceito de cidadania às suas aulas.
Com apenas 15 anos, o estudante do 9° ano Kauan Victor da Silva já sabe o que é cidadania. “Para mim, que moro aqui na comunidade [Tia Eva], é a convivência com o povo. Saber que as minhas ações têm consequência na comunidade, nem tudo é só sobre você. Cidadania é o povo, é o que está ao seu redor”.
A Escola Estadual Antônio Delfino Pereira, no Centro de Cultura e Educação Tia Eva, onde Kauan estuda, recebeu uma roda de conversa contra o racismo e uma campanha de conscientização sobre o meio ambiente. A primeira ação foi um momento de reconhecer o pertencimento a uma comunidade quilombola.
“A gente precisa trazer essa representatividade, que eles entendam a importância cultural da nossa comunidade Tia Eva, até na origem, na formação de Campo Grande e que eles se sintam pertencentes”, disse a professora Adriana Rodrigues, que participou da ação. Os alunos assistiram a vídeos sobre cidadania, racismo, preconceito e bullying para incentivar a reflexão sobre essas pautas.
O que mais chamou a atenção de Vitória Pereira Cardoso, estudante do 6º ano, foi um dos vídeos sobre a importância de orgulhar-se dos cabelos crespos. “Eu já sofri bullying por causa do meu cabelo. Fiquei triste, não gostei do que falaram. Mas, ao mesmo tempo, gostei porque, para mim, ele é bonito e eu gosto dele”.
O Dia C da Cidadania foi elaborado pela SEC (Secretaria Estadual da Cidadania), em parceria com a SED (Secretaria Estadual de Educação). Além da ação nas escolas, também deve ser criado um documento orientador para os professores, com sugestões didáticas sobre cidadania.
“É um movimento em conjunto para que as escolas possam potencializar essa questão da cidadania, levando em consideração que tudo isso fomenta também o processo de ensino e aprendizagem”, explica o subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz.
O projeto está sendo desenvolvido simultaneamente em seis escolas de quatro cidades do Estado. Na Capital, as escolas estaduais Dona Consuelo Muller, Antonio Delfino Pereira (Tia Eva) e Padre Franco Delpiano receberam a ação. Em Aquidauana, a Escola Indígena Pascoal Leite Dias; em Corumbá, Dom Bosco; e em Ribas do Rio Pardo, Escola Estadual Eduardo Batista Amorim.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.