ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  26    CAMPO GRANDE 28º

Educação e Tecnologia

IDL Telecom e TopNet assumem ranking de melhores conexões de internet de MS

Os dados foram produzidos pelo site Melhor Plano, em parceria com o Minha Conexão

Geisy Garnes | 03/01/2022 14:52
Os dados foram produzidos pelo site Melhor Plano, em parceria com o Minha Conexão (Foto: Arquivo)
Os dados foram produzidos pelo site Melhor Plano, em parceria com o Minha Conexão (Foto: Arquivo)

Ranking sobre as conexões de internet banda larga no Brasil para 2022 aponta que em Mato Grosso Sul duas empresas lideram as pesquisas de melhor desempenho e satisfação dos clientes: a IDL Telecom e a TopNet. Os dados foram produzidos pelo site Melhor Plano, em parceria com o Minha Conexão.

O índice projeta as melhores prestadoras de serviço com base em seus desempenhos nos anos anteriores. Para gerar o resultado de 2022, as duas plataformas avaliaram testes de velocidade de internet e pesquisas de satisfação do consumidor.

Com isso, os vencedores foram divididos em três categorias: melhor velocidade, melhor satisfação e melhor provedor. Em Mato Grosso do Sul as vendedoras foram a IDL Telecom (velocidade), a TopNet (satisfação) e a IDL Telecom (provedor).

Em nível nacional, a Vivo levou o prêmio nas categorias "velocidade" e "melhor provedor do Brasil". Já a provedora VirteX Telecom aparece entre os premiados nacionais pela primeira vez no critério de "satisfação".

O cálculo – A pesquisa avalia os resultados da internet no Brasil pelo quarto ano consecutivo. Para o estudo, foram utilizados os testes de velocidade de internet feitos de janeiro a novembro de 2021, no site Minha Conexão. Cada cidade precisou ter, no mínimo, 3 mil testes dentro do período avaliado para ser incluída.

Além disso, apenas provedores com o mínimo mil testes de velocidade realizados dentro do período estipulado participaram do prêmio. Também foi exigido que os avaliados tivessem pelo menos 3% da amostra dos testes da região avaliada, para que o resultado tivesse significância estatística. Também foi preciso haver testes mapeados do provedor nos últimos 3 meses, para garantir que a empresa está em atividade.

Os especialistas reuniram 665.900 mil avaliações dos consumidores e o resultado de aproximadamente 15,67 milhões de testes de conexão. Os dados coletados passaram por triagem de robôs, que avaliaram possíveis testes fraudulentos e uma auditoria manual dos números resultantes em todas as regiões.

Na categoria de "Melhor Velocidade", foi utilizada a média de velocidade por IP (protocolo de internet, um número que define cada conexão na rede) por provedor em cada cidade dentro do período de um mês. O cálculo tirou as médias de velocidade de download e upload ao longo dos 30 dias, depois os valores foram aplicados num percentual para estipular o uso.

Segundo o Minha Conexão, foi dado um peso de 90% para o download e 10% para o upload. O download pesou mais por representar melhor a experiência dos consumidores com a internet no dia a dia.

Já na categoria de "Maior Satisfação" equivale a um ranking interno do site. Ao calcular a velocidade de conexão, os usuários podem dar uma nota de satisfação após o teste, que vai de de 0 a 5.

A avaliação de "Melhor Provedor" foi feita a partir da soma dos resultados nas categorias de velocidade e satisfação de cada provedor, considerando seu enquadramento em todos os critérios analisados.

(Com informações do Tilt UOL)

Nos siga no Google Notícias