ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 28º

Educação e Tecnologia

Inep antecipa resultado e divulga gabarito oficial do Enem

Conteúdo está disponível no portal do instituto; uma questão foi anulada, confira na matéria

Por Natália Olliver | 14/11/2024 09:29
Candidatos durante aplicação da 2ª fase do Enem, em Campo Grande (Foto: Juliano Almeida)
Candidatos durante aplicação da 2ª fase do Enem, em Campo Grande (Foto: Juliano Almeida)

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) antecipou o resultado do Enem 2024 e tanto o gabarito oficial quanto o caderno de questões já estão disponíveis. Para conferir, o estudante precisa acessar o site do instituto. O material está separado de acordo com as cores dos cadernos e dia de aplicação. A divulgação estava prevista para 20 de novembro, mas foi publicada nesta quinta (14). Resultados finais serão publicados em janeiro de 2025.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Inep divulgou antecipadamente o gabarito oficial e o caderno de questões do Enem 2024, que estavam previstos para serem liberados no dia 20 de novembro. O resultado final será publicado em janeiro de 2025. A prova do segundo dia, realizada no dia 10 de novembro, teve uma questão anulada na prova de ciências da natureza. A taxa de abstenção em Mato Grosso do Sul foi de 28,8% no primeiro dia e de 33,4% no segundo dia, acima da média nacional de 30,6%. Candidatos que perderam a primeira etapa do Enem, realizada no dia 3 de novembro, podem solicitar a reaplicação até o dia 15 de novembro. A reaplicação é permitida em casos de problemas de saúde, erros na aplicação do exame ou por falhas logísticas.

No último domingo (10), os participantes responderam questões de Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. Uma questão foi anulada na prova de Ciências da Natureza. A questão não será contabilizada. Confira quais são e os cadernos: verde: questão 124; cinza: questão 100; azul: questão 129 e amarelo: questão 102.

No primeiro dia (3) a prova foi de Linguagens, Códigos e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Conforme o instituto, o número de abstenção em Mato Grosso do Sul no primeiro dia foi de 14,7 mil inscritos, ficando em 28,8%. Já dia, 17,1 mil inscritos não participaram do segundo dia de aplicação, segundo foi de 33,4%. O número é maior que a média nacional, 30,6%.

Mato Grosso do Sul registrou um aumento de inscritos em 2024. Ao todo foram 51.199. Enquanto em 2023, o número de inscritos foi 3.727 menor.

Reaplicação - Candidatos que perderam a primeira etapa do realizada no dia 3 de novembro, têm até amanhã para pedir a reaplicação da prova. Para solicitar é preciso que o estudante faça uma nova inscrição no site do Inep, na opção ‘Página do Participante’. Podem solicitar aqueles que não compareceram por questões de saúde envolvendo doenças infectocontagiosas e questões logísticas.

Mas afinal, quem têm direito? - Participantes afetados por erros na aplicação do exame ou por falta de energia elétrica no local de prova, enchentes e outros desastres naturais na região podem solicitar a reaplicação.

Candidatos que estavam com doenças infectocontagiosas (tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Mpox, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19) também têm direito.

Para fazer a solicitação é necessário inserir login e senha na Página do Participante, em seguida anexar a justificativa da ausência, caso a falta tenha sido devido a problema de saúde listados acima. Valem exames e atestados médicos. Já nos casos de falhas logísticas, o próprio Inep irá analisar a situação do local de prova em que o participante estava inscrito.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias