ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 30º

Educação e Tecnologia

Inep divulga lista de quem conseguiu isenção da taxa de inscrição do Enem

As pessoas que tiveram as solicitações indeferidas poderão entrar com recurso no período de 14 a 18 de junho

Gabriela Couto | 09/06/2021 16:37
Participantes podem confirmar se conseguiram isenção para o Enem 2021 nesta quarta-feira (09) (Foto Divulgação)
Participantes podem confirmar se conseguiram isenção para o Enem 2021 nesta quarta-feira (09) (Foto Divulgação)

Os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 estão disponíveis. Quem justificou a ausência na edição 2020 por ter faltado aos dois dias de aplicação também pode conferir se a justificativa foi aceita pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). As consultas devem ser feitas na Página do Participante.

As pessoas que tiveram as solicitações indeferidas poderão entrar com recurso no período de 14 a 18 de junho. Os resultados dos recursos estão previstos para serem divulgados no dia 25 deste mês.

Vale ressaltar que a aprovação da justificativa ou da solicitação de isenção não garante a inscrição no Enem 2021. As inscrições deverão ser realizadas normalmente, entre 30 de junho e 14 de julho, também na Página do Participante.

Isenção – Pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que foram bolsistas integrais durante toda a etapa educacional têm direito à isenção da taxa de inscrição do exame. Estar cursando a última série do ensino médio na rede pública, no ano de 2021, também dá direito ao benefício.

O mesmo vale para quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda. Nesse caso, é preciso comprovar a inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

Justificativa de ausência – Já para justificar a ausência no Enem 2020, o participante deverá comprovar a razão pela qual não compareceu ao exame, por meio dos documentos solicitados. Entre os motivos aceitos como justificativa pelo Inep estão: emergências médicas, comparecimento ao trabalho, morte na família, maternidade ou paternidade. Todos os documentos comprobatórios devem estar de acordo com os parâmetros exigidos pelo edital.

Login – É preciso ter o login único dos portais gov.br para acompanhar a situação das solicitações, entrar com possíveis recursos e, futuramente, inscrever-se no exame. Quem não possui o login pode criá-lo no endereço eletrônico acesso.gov.br. O acesso único ao gov.br faz parte do processo de unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal. É necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços prestados. O cadastro garante maior segurança e transparência na utilização dos sistemas.

Nos siga no Google Notícias