Inscrições para o Fies poderão ser realizadas a partir das 23h
Podem participar da seleção quem fez o exame entre o ano de 2010 até 2024
Participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) poderão se inscrever no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) a partir das 23h (de MS) desta terça-feira (4). Podem participar da seleção quem participou do exame entre o ano de 2010 até 2024.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
As inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) 2025 abrem nesta terça-feira (4), às 23h (horário de MS). O programa oferece 112 mil vagas divididas em dois processos seletivos ao longo do ano. Podem participar candidatos que fizeram o Enem entre 2010 e 2024, com média mínima de 450 pontos nas cinco provas e nota diferente de zero na redação. Metade das vagas é reservada para estudantes de baixa renda inscritos no CadÚnico. O resultado da pré-seleção será divulgado em 18 de fevereiro, com complementação da inscrição entre 19 e 21 de fevereiro. As inscrições devem ser feitas pelo portal Acesso Único, com login Gov.br.
Conforme divulgado, neste ano estão sendo ofertadas 112 mil vagas, divididas em dois processos seletivos. A primeira seleção será realizada no primeiro semestre de 2025 e a outra no segundo semestre deste ano.
Para concorrer a vaga, é necessário que o candidato tenha obtido pelo menos 450 pontos na média das cinco provas. Ainda é necessário que o participante não tenha zerado a redação. Também é explicado que é proibida a inscrição de quem se declarou como treineiro.
Segundo informado, 50% das vagas são reservadas para estudantes com renda de até meio salário mínimo por pessoa e inscritos no Cadastro Único, para programas sociais do governo federal, que estejam ativos.
“A base de dados correspondente à situação do CadÚnico será a de 11 de janeiro de 2025. No caso de pré-selecionados que atendam às regras do Fies Social, a contratação do financiamento é integral, cobrindo até 100% dos encargos educacionais”, complementa o Ministério da Educação.
As inscrições são realizadas através do portal Acesso Único, o login é a conta Gov.br. Após preencher os campos com os dados pessoais necessários, o candidato deve clicar em “Gravar e avançar”. A página seguinte é de autodeclaração do perfil étnico-racial para concorrer às vagas reservadas a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e com deficiência.
“O candidato deve escolher os três cursos desejados, selecionando o estado, município, curso e a instituição de ensino pretendidos. Será possível repetir essa ação mais duas vezes, elencando a ordem de prioridade entre as opções escolhidas. Depois, basta o candidato preencher seus dados financeiros e os da sua família e, por fim, revisar todas as informações”, explicou o MEC.
Com chamada única e lista de espera, o resultado da pré-seleção será divulgado no dia 18 de fevereiro. O candidato será selecionado apenas em uma de suas três opções de cursos indicados na inscrição. A escolha é realizada conforme o tipo de vaga e a modalidade de concorrência. “Os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar sua inscrição entre os dias 19 e 21 de fevereiro”, encerra o MEC.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.