MEC atrasa e lista do Sisu deve ser divulgada nesta quarta
Os estudantes não conseguiram acessar a lista com os resultados nesta terça-feira (30)
Os estudantes que se inscreveram no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ainda não conseguiram acessar a lista com os resultados da 1ª chamada regular. No site do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação, aparece o cronograma como não iniciado.
A expectativa é que os resultados estivessem disponíveis desde as 8h (de MS) - 9h (de Brasília) no sistema. No entanto, há relatos pelas redes sociais de que a lista ficou por instantes e depois foi retirada.
Até o momento, o Ministério da Educação não se posicionou oficialmente em seus canais nas redes sociais e site. O estudante Cayo Nascimento, de 18 anos, terminou o Ensino Médio em 2023. Ele fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e pleiteou vagas pelo Sisu.
Ele se candidatou para vaga nos cursos de Fisioterapia e Direito. Ao mostrar a tela de início no aplicativo, tem a mensagem do sistema: "O resultado da chamada regular será divulgado em 31 de janeiro de 2024". Além disso, há o informativo que as inscrições foram encerradas em 25 de janeiro às 23h59.
O estudante destacou a ansiedade e a decepção em relação às notas. "Eu estou desde a manhã de hoje esperando, não consegui acessar quando liberaram mais cedo e a ansiedade só aumenta a cada minuto. Complicado essa situação, falta de respeito total com quem se dedicou a prova e quer saber o resultado, se foi aprovado ou não".
Cursos mais procurados - Conforme divulgado pelo portal Terra, a região Centro-Oeste teve 189.744 inscrições. O Nordeste liderou em número total com 1.000.048. No total, foram 1.271.301.
Em relação aos cursos mais procurados no Sisu 2024, o mais procurado foi Medicina. Na sequência vêm Direito e Administração. Fechando os cinco mais procurados, a divulgação tem Psicologia e Enfermagem.
Veja, abaixo, os oito cursos com mais inscrições no Sisu 2024:
Medicina - 298.316 inscrições
Direito - 157.364 inscrições
Administração - 118.883 inscrições
Psicologia - 103.336 inscrições
Enfermagem - 99.768 inscrições
Pedagogia - 89.702 inscrições
Medicina Veterinária - 65.271 inscrições
Ciências da Computação - 57.385 inscrições
Cronograma - Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino em que foram concedidas as vagas para se inscreverem. Pelo cronograma inicial, o prazo para fazer a matrícula é de 1 a 7 de fevereiro. O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. O Ministério ainda não se posicionou em relação a possíveis alterações.
A nota de corte parcial é ofertada de acordo com a pontuação do último colocado do curso escolhido. A classificação dos candidatos oscila conforme os inscritos e as novas inscrições. Além da ampla concorrência, a seleção também obedece à reserva de vagas, prevista na nova Lei de Cotas para Indígenas, negros e estudantes de escolas públicas.
Ao todo, são 2.063 vagas para a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), 320 para o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), 1.232 na Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e 815 na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). O sistema contempla instituições públicas de educação superior participantes do programa, a nível federal, estadual e municipal.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.