ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

MS deve ter alta em mortes por mais 20 dias

Segundo pesquisa de universidade, o número de óbitos só começará a cair a partir de 24 de abril

Lucia Morel | 05/04/2021 16:09
MS deve ter alta em mortes por mais 20 dias
População no centro de Campo Grande, algumas sem máscaras. (Foto: Henrique Kawaminami)

Estimativa com base em sistema criado pela Universidade de Washington indica que Mato Grosso do Sul terminará o mês de abril com total de 5,7 mil mortos por covid-19 se a mobilidade de pessoas continuar sem restrições. O Estado já tem 4.513 óbitos registrados até agora.

Outro agravantes é a vacinação lenta e as variantes do novo coronavírus em circulação. O melhor cenário ocorrerá se maior parte da população, 95%, usar corretamente as máscaras de proteção. Mesmo assim, a estimativa de óbitos cai para só para 5,6 mil.

MS deve ter alta em mortes por mais 20 dias

Os dados levam em conta que o pior cenário é sem a aplicação do isolamento e prevê ainda total de 6.673 óbitos até 30 de junho. Com uso de máscaras, esse número cai para 6.156.

A mesma projeção indica ainda que o número de óbitos só começará a cair a partir de 24 de abril, quando deverão começar a ocorrer 46 mortes diárias – atualmente está em torno de 52 – e a queda expressiva, somente a partir do final de junho, quando o total deverá ser de até dois casos diariamente. Isso, claro, no melhor cenário projetado

MS deve ter alta em mortes por mais 20 dias

No pior, queda de óbitos começa com 48 casos diários e cai expressivamente no final de junho, estabilizando em 11 casos diários.  Confira os dados aqui.

Campo Grande – não há dados para a Capital pela plataforma da instituição americana, mas números tabulados por pesquisadores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) com base nos casos, mortes e internações por covid-19 em Campo Grande até ontem mostram que o “feriadão” ainda não surtiu efeito.

A quantidade de pessoas que morreram vítimas da doença na Capital entre 21 de março e ontem – 14 dias – aumentou 63,29%, saindo de 14 para 22,86. Valor de casos confirmados por dia também cresceu, de 356 para 453 ontem.

A realidade nos hospitais também continua crítica, com aumento de 249 para 303 pacientes internados em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), aumento de 21,69%. A mesma realidade atingiu os leitos clínicos, que passaram a ser ocupados por 339 pessoas contra 274 duas semanas atrás – mais 23,72%.

MS deve ter alta em mortes por mais 20 dias

Segundo os pesquisadores, o cenário atual é de muito risco, com projeções negativas de aumentos sucessivos de casos confirmados e superior ao total ocorrido em março. A estimativa é que abril termine com 11.291 ocorrências de covid-19, totalizando 96.650 casos entre março do ano passado até o fim deste mês.

“Os resultados mostram a importância da população aderir as medidas restritivas impostas pelo governo estadual e pelo prefeito para se manter o isolamento social sempre que possível. Neste momento, este procedimento é extremamente necessário para que as quantidades registradas em uma semana estejam sempre abaixo da curva estimada. Pois somente desta maneira obteremos e/ou manteremos o desejado \achatamento da curva”.

Nos siga no Google Notícias