ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 25º

Educação e Tecnologia

Parceria entre Sejusp e UEMS cria turma de pós-graduação para bombeiros

Curso terá vigência de 24 meses e também é voltado para pessoas que têm qualquer graduação vinculada à UEMS

Por Jéssica Fernandes | 07/01/2025 08:40
Parceria entre Sejusp e UEMS cria turma de pós-graduação para bombeiros
Segunda turma do curso de formação de oficiais durante formatura, em 2023. (Foto: CBMMS)

Em 2025, a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) abre a quarta turma para o curso de pós-graduação lato sensu Gestão em Segurança Pública, com ênfase em ações de prevenção e combate a incêndios, salvamentos e defesa civil. Com vigência de 24 meses, o curso é resultado de um convênio de R$ 186.300,00 entre a instituição, Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) e Funaepe (Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Em 2025, a UEMS abrirá a quarta turma de sua pós-graduação lato sensu em Gestão em Segurança Pública, com ênfase em prevenção e combate a incêndios, salvamentos e defesa civil. Com duração de 24 meses e fruto de convênio entre a UEMS, Sejusp e Funaepe, o curso visa qualificar oficiais bombeiros militares, alunos da academia de bombeiros e graduados de outras áreas da UEMS. O currículo inclui disciplinas como análise de processos de segurança contra incêndio e gestão de equipes, com carga horária de 15 a 30 horas por matéria.

O extrato do convênio foi publicado nesta terça-feira (7) no Diário Oficial do Estado e já está em vigência. A modalidade de especialização é voltada à qualificação e formação de ingressantes na carreira de oficial bombeiro militar, participantes do curso de formação de oficiais da academia de bombeiros do Estado e também para quem já têm a graduação em qualquer outro curso ofertado pela UEMS.

Sob a coordenação do professor Wander Matos de Aguiar, a pós-graduação tem uma estrutura curricular formada por disciplinas com carga horária obrigatória de 15 a 30 horas.

Algumas das matérias previstas na graduação são: análise de processos de segurança contra incêndio e pânico, chefia e liderança de pessoas e de equipes, gestão do potencial humano, vistoria em edificações, instalações, ocupações temporárias e áreas de risco e outras.

A primeira turma da pós-graduação lato sensu gestão em segurança pública com ênfase em ações de prevenção e combate a incêndios foi aberta em 2021.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias