Pesquisa de MS quer transformar cigarros apreendidos em isolante térmico
Pesquisa feita por doutorando da UEMS levou dois anos e é uma alternativa de material para a construção civil
Os cigarros apreendidos pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) podem ganhar nova função graças a uma pesquisa liderada pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). O grupo estuda uma forma de transformar os filtros dos cigarros em um possível isolante térmico.
A pesquisa é de autoria do doutorando do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais, Paulo Sidnei Stringhini Junior. O estudo também conta com apoio dos docentes Dr. Rony Gonçalves de Oliveira e Dra. Margarete Soares da Silva.
O doutorando explica que durante as pesquisas descobriu o potencial que o material que compõem os filtros de cigarros tem para ser usado como isolante térmico. “Essa investigação apontou o uso desses filtros como isolantes em laboratório pelos ensaios térmicos e suas caracterizações, demonstrando grande potencial como isolante térmico, com sua tolerância aceitável pela norma da (ABNT).
Além da possibilidade de contribuir com o setor da construção civil, já que esses filtros têm chance de serem usados como material, o estudo também apresenta a vantagem de reduzir a carga poluente ao meio ambiente. “Devido ao fato de que os filtros são considerados microplásticos e capazes de alterar negativamente o ecossistema”, completa Paulo.
Além da PRF, a Receita Federal também é parceira da pesquisa feita pelo doutorando da UEMS. Paulo levou dois anos para fazer a pesquisa que foi aceitos para exposição no Encontro de Física do ITA Manuel Malheiro (EFITA), no Departamento de Ciências e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), no Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA).
Apreensões - No Brasil, o número de apreensões de cigarros pela PRF tem registrado valores de retenção significativos de cigarros contrabandeados. O trabalho do doutorando está sendo uma alternativa para a Receita Federal poder resolver o destino da carga apreendida. A investigação marca uma nova linha de pesquisa para que esses materiais apreendidos possam ser utilizados de outra maneira.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.