ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 24º

Educação e Tecnologia

Pesquisa de MS quer transformar cigarros apreendidos em isolante térmico

Pesquisa feita por doutorando da UEMS levou dois anos e é uma alternativa de material para a construção civil

Por Jéssica Fernandes | 10/08/2024 19:46
Pesquisa de MS quer transformar cigarros apreendidos em isolante térmico
Pesquisa usa filtros de cigarro como isolante térmico. (Foto: UEMS)

Os cigarros apreendidos pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) podem ganhar nova função graças a uma pesquisa liderada pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). O grupo estuda uma forma de transformar os filtros dos cigarros em um possível isolante térmico.

A pesquisa é de autoria do doutorando do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais, Paulo Sidnei Stringhini Junior. O estudo também conta com apoio dos docentes Dr. Rony Gonçalves de Oliveira e Dra. Margarete Soares da Silva.

O doutorando explica que durante as pesquisas descobriu o potencial que o material que compõem os filtros de cigarros tem para ser usado como isolante térmico. “Essa investigação apontou o uso desses filtros como isolantes em laboratório pelos ensaios térmicos e suas caracterizações, demonstrando grande potencial como isolante térmico, com sua tolerância aceitável pela norma da (ABNT).

Pesquisa de MS quer transformar cigarros apreendidos em isolante térmico
Isolante térmico resultado da pesquisa de dois anos do doutorando. (Foto: UEMS)

Além da possibilidade de contribuir com o setor da construção civil, já que esses filtros têm chance de serem usados como material, o estudo também apresenta a vantagem de reduzir a carga poluente ao meio ambiente. “Devido ao fato de que os filtros são considerados microplásticos e capazes de alterar negativamente o ecossistema”, completa Paulo.

Além da PRF, a Receita Federal também é parceira da pesquisa feita pelo doutorando da UEMS. Paulo levou dois anos para fazer a pesquisa que foi aceitos para exposição no Encontro de Física do ITA Manuel Malheiro (EFITA), no Departamento de Ciências e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), no Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA).

Apreensões - No Brasil, o número de apreensões de cigarros pela PRF tem registrado valores de retenção significativos de cigarros contrabandeados. O trabalho do doutorando está sendo uma alternativa para a Receita Federal poder resolver o destino da carga apreendida. A investigação marca uma nova linha de pesquisa para que esses materiais apreendidos possam ser utilizados de outra maneira.

Pesquisa de MS quer transformar cigarros apreendidos em isolante térmico
Paulo Sidnei é responsável por conduzir o estudo com filtros de cigarro. (Foto: UEMS)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias