ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 30º

Educação e Tecnologia

Prazo para solicitar isenção do Enem 2021 termina nesta sexta

Interessados têm até às 22h59, horário de MS, para pedir recurso

Mariely Barros | 28/05/2021 08:55
Alunos chegando para a aplicação do exame no ano passado. (Foto: Arquivo Marcos Maluf)
Alunos chegando para a aplicação do exame no ano passado. (Foto: Arquivo Marcos Maluf)

Termina nesta sexta-feira (28) o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021. Os interessados devem acessar a página do participante (clique aqui) e manifestar interesse no recurso até às 22h59 (de MS).

Para ter direito à isenção, o candidato deve se encaixar em um desses critérios: estar cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública; ter cursado o ensino médio inteiro em escolas públicas ou ter sido bolsista integral em instituições privadas; ou ser cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).

Após o prazo de solicitação, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) irá analisar os pedidos, e os alunos que tiverem o pedido de isenção aceito poderão se inscrever normalmente para o exame de forma gratuita, já  aqueles que forem recusados podem recorrer entre 14 e 16 de junho. A resposta ao recurso será enviada em 25 de junho.

Os alunos com recursos negados ainda podem se inscrever no exame após o pagamento da taxa.

Aqueles participantes que solicitaram isenção na edição passada (2020) e não compareceram, devem justificar a sua ausência para fazer um novo pedido esse ano. Segundo o Inep, os documentos utilizados para comprovar o motivo de ausência devem estar sempre legíveis, datados e assinados. A justificativa deve conter documentos comprobatórios e estar de acordo com os parâmetros exigidos pelo edital.

As datas de aplicação do exame ainda não foram divulgadas pelo Inep, e segundo informações do MEC (Ministério da Educação), as datas previstas podem mudar por conta da pandemia, como aconteceu no Enem 2020.

Nos siga no Google Notícias