Prepare máscara e caneta preta: locais do Enem abrem às 10h30
Confira os horários e veja as dicas de biossegurança para fazer a prova
Foi-se o tempo em que a maior preocupação do Enem (Exame Nacional de Educação) era o tema da redação. Com as provas em plena pandemia do novo coronavírus, além da caneta preta, a máscara entra como item indispensável aos 82.600 inscritos no Estado.
A primeira etapa do exame acontece amanhã (dia 17). Devido à pandemia, os portões abrem mais cedo. Pelo horário de Mato Grosso do Sul, a abertura será às 10h30. Os locais de provas fecham às 12h. A segunda etapa do exame será aplicada em 24 de janeiro.
Documento com foto - Para fazer a prova, é obrigatória a apresentação da via original de documento oficial de identificação com foto.
O participante impossibilitado de apresentar o documento de identificação original com foto no dia de aplicação do exame, seja por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, poderá realizar as provas, desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias da aplicação da prova ou submeta-se à identificação especial.
Além dos documentos de identificação, será coletado dado biométrico do participante durante a realização das provas.
Caneta preta e máscara – A única caneta aceita para preencher o cartão-resposta é a esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Nenhum outro tipo deverá permanecer sobre a mesa dos inscritos.
Já o participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde a entrada até a saída do local de provas, ou recusar-se, injustificadamente, a respeitar os protocolos de proteção contra a covid-19, a qualquer momento, será eliminado do exame.
Positivo para covid - Pessoas acometidas pela covid-19 ou por outras doenças infectocontagiosas previstas nos editais do Enem 2020 podem solicitar a participação na reaplicação das provas, que ocorrerá em 23 e 24 de fevereiro.
Nesses casos, a condição deverá ser comunicada, por meio da Página do Participante, antes da aplicação. São doenças infectocontagiosas para fins de solicitação da reaplicação: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.
Suspeita de covid - É importante destacar que os participantes que apresentarem sintomas na véspera ou no dia da prova não deverão comparecer ao exame, primando pela segurança e pela saúde coletiva.
Em casos como esses, além de registrar o ocorrido na Página do Participante, o inscrito deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do Inep (0800 616161) e relatar a condição, com o objetivo de agilizar a análise do laudo pela autarquia. A aprovação ou a reprovação da solicitação deverá ser consultada, também, na Página do Participante.