Para evitar aglomeração, igreja amplia para dois dias bênção de canetas do Enem
Durante todas as celebrações, os estudantes podem levar as canetas que serão usadas na prova
Com a capacidade restrita a 80 pessoas, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro expandiu, para evitar aglomerações, em dois dias as missas e novenas para abençoar as canetas de candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Durante todas as celebrações desta quarta-feira (13) e quinta-feira (14), os estudantes podem levar as canetas que serão usadas na prova.
Segundo o reitor do santuário, padre Reginaldo Padilha, a benção das canetas já é tradição na época do Enem, mas acontecia somente na quinta-feira que antecede o exame. Por causa da pandemia, o serviço foi ampliado para quarta-feira também.“Essa benção é para que eles possam ter tranquilidade, manter a calma, ter o controle emocional para fazer uma boa prova”, disse o padre.
Hoje e amanhã, explicou Reginaldo, acontece a benção para aqueles que vão fazer o Enem presencial. “Para quem vai fazer o Enem on-line, nós vamos fazer também uma benção virtual. Isso não impede de o aluno vir aqui no santuário. Mas nós vamos disponibilizar nas plataformas digitais uma benção para eles e para as canetas”.
Quem for à missa e esquecer de levar a caneta não tem problema. “Nós disponibilizamos canetas para aqueles que não trouxeram. Mas pedimos para que tragam, porque toda caneta tem sua história”.
Hoje de manhã, segundo o padre, houve bastante procura. “Na novena das 6h e das 7h tiveram bastante gente. Muitas mães. Os candidatos às vezes não conseguem vir. A mãe é aquela que está sempre intercedendo pelo filho. Assim como Nossa Senhora intercede por cada um de nós, toda mãe intercede pelo seu filho. Várias mães vieram pedir e rezaram pelos seus filhos”, completou o padre.
A acadêmica Giovana Vargas foi uma das que levou a caneta para receber a benção. Ela já faz faculdade numa universidade particular, mas pretende conseguir uma vaga na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). “Com fé em Deus e com meu conhecimento vou conseguir passar para o curso de Farmácia”, contou.
Nesta quarta-feira, as novenas começaram às 6h e vão até as 21h. Já amanhã, as Missas do Santíssimo serão celebradas em três horários: 9h, 15h e 19h. O santuário fica na Avenida Afonso Pena, nº377, no Bairro Amambaí. O Enem 2020 terá uma versão impressa, nos dias 17 e 24 de janeiro, e uma digital, realizada de forma piloto para 96 mil candidatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.