Redes sociais retornam instáveis após pane de 6 hs
Facebook, Instagram e WhatsApp ainda apresentam erros no funcionamento
Mais de seis horas após sair do ar, WhatsApp, Instagram e Facebook voltaram a funcionar no início da noite desta nesta segunda-feira (4), mas ainda com instabilidade e apresentando erros. Até o momento, o grupo responsável pelas plataformas não divulgou o motivo para a pane, que afetou o mundo inteiro.
No fim da tarde, o Facebook postou nota pedindo desculpas pelos transtornos. "Nossas sinceras desculpas a todos os afetados pela interrupção dos serviços do Facebook neste momento. Estamos passando por problemas em nossas redes e nossos times estão trabalhando para resolver essa situação o mais rápido possível", afirmou, sem detalhar as causas da queda.
O problema foi tão sério que, segundo a imprensa internacional, uma equipe de funcionários foi enviada até a central de dados do Facebook, na Califórnia, para tentar uma "reinicialização manual" dos servidores.
Nem a rede interna usada pela equipe funcionou. Como todos os “mortais”, o grupo teve de migrar para plataformas como Linkedin, Zoom e provedores de e-mail.
A pane no Whats, Facebook e Instagram começou por volta das 11h em Mato Grosso do Sul. No horário, o site Down Detector registrou aumento nas reclamações sobre os serviços. Em notas dos perfis oficiais no Twitter, as plataformas informaram apenas que estavam cientes do problema e trabalhando para o retorno.
Com a falta das redes sociais e serviço de mensagens, os usuários tiveram de ressuscitar as ligações ou recorrer ao Telegram e SMS.
Por volta das 17h30, as plataformas começaram a dar sinal de vida. Primeiro, Facebook atualizou. Depois as postagens voltaram ao normal no Instagram e, por último, começou a ser retomado o envio de mensagens pelo Whatsapp, entretanto de forma instável e apresentando falhas de conexão.