Retorno do X depende agora das operadoras, diz Anatel
Agência recebeu a decisão expedida pelo STF, que reestabelece o acesso à rede social
O retorno do X (antigo Twitter) no território brasileiro depende agora das operadoras, de acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que recebeu nesta terça-feira (8) a decisão de desbloqueio expedido pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes.
Assim como na suspensão, cada provedora de internet é a responsável pela liberação da rede social. Vale lembrar que, em 30 de agosto, levou cerca de oito horas para a retirada total do microblog. Clientes da operadora Claro foram os primeiros a perderam o acesso à versão de computador da plataforma, enquanto Clientes da Vivo e de outras operadoras indicavam falhas no aplicativo tanto no celular quanto na versão para computador.
O prazo dado por Moraes, no entanto, indica que o desbloqueio deve ocorrer em até 24 horas, ou seja, até a tarde desta quarta-feira (9).
Mais cedo, o ministro havia autorizado o retorno imediato das atividades do X, devido o cumprimento das decisões do tribunal. O ministro destacou que o retorno das atividades foi condicionado, unicamente, ao cumprimento integral da legislação brasileira e da “absoluta observância às decisões do Poder Judiciário, em respeito à soberania nacional”.
"Decreto o término da suspensão e autorizo o imediato retorno das atividades do x Brasil internet Ltda. em território nacional e determino à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que adote as providências necessárias para efetivação da medida, comunicando-se esta Suprema Corte, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas", escreveu o ministro.
O X comprovou ter cumprido integralmente duas condicionantes para a retomada das atividades: o bloqueio de perfis que disseminavam informações falsas e a nomeação de um representante legal da empresa no país, exigência da legislação brasileira para o funcionamento de empresas estrangeiras no país. Depois disso, efetivou o pagando integral dos valores devidos.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.