UEMS oferece 259 vagas a estudantes refugiados, migrantes e apátridas
Inscrições para cursos de graduação poderão ser realizadas a partir de quarta-feira (4)
A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) vai abrir, a partir desta quarta-feira (4), inscrições para processo seletivo prevendo o total de 259 vagas em cursos de graduação exclusivas para refugiados, migrantes em situação de vulnerabilidade e apátridas.
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até 23 de setembro. O interessados deverão preencher o formulário disponível aqui e informar os dados solicitados.
Publicado hoje (3) no Diário Oficial do Estado, o edital esclarece que serão considerados refugiados aqueles que deixaram o país no qual têm nacionalidade por sofrerem perseguição "em virtude da sua raça, religião, nacionalidade, filiação em certo grupo social ou das suas opiniões políticas".
Já os migrantes em situação de vulnerabilidade serão considerados assim quando tiverem "capacidade limitada de evitar, resistir, lidar ou recuperar-se do risco potencial ou da situação de violência, exploração e abuso a que são expostos ou que vivenciam no contexto migratório".
Por fim, serão admitidos como apátridas no processo seletivo, "pessoas não consideradas por qualquer Estado, segundo a sua legislação, como seu nacional".
Vagas - Elas estão distribuídas entre 11 municípios e são as seguintes:
Aquidauana - Engenharia Florestal (3) e Zootecnia (6).
Campo Grande - Português/Espanhol e suas Literaturas (1); Português/Inglês e suas Literaturas (1) e Turismo (2).
Cassilândia: Letras (17) e Matemática (19).
Dourados: Ciências Biológicas (4); Engenharia Ambiental e Sanitária (2); Engenharia Física (17); Física (24); Letras - Português/Espanhol (10); Letras - Português/Inglês (11); Matemática (4); Pedagogia (1); Química Industrial (7); Química (15) e Turismo (6).
Ivinhema: Ciências Biológicas (9) e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira (10).
Jardim: Geografia (1) e Letras – Português/Inglês (1).
Mundo Novo: Tecnologia em Gestão Ambiental (21).
Naviraí: Química (20).
Nova Andradina: Matemática (11) e Sistema de informação (6).
Paranaíba: Ciências Sociais (6) e Ciências Econômicas (19).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.