ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Educação e Tecnologia

UFMS abre 120 vagas de Residência Pedagógica para professores da educação básica

As inscrições podem ser feitas até 9 de novembro para o processo seletivo de preceptores

Lucia Morel | 07/11/2022 14:42
Monumento da sede da UFMS em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Monumento da sede da UFMS em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) abriu 102 vagas para o programa de RP (Residência Pedagógica) a professores da educação básica de Mato Grosso do Sul. Cada profissional pode ficar responsável por até 18 acadêmicos de pedagogia ou outros cursos de licenciatura e a bolsa é de R$ 765 por aluno. Só podem participar docentes de escolas que tenham aderido ao programa.

As inscrições podem ser feitas até 9 de novembro para o processo seletivo de preceptores da UFMS e as vagas abertas são em Campo Grande, Coxim, Ponta Porã, Naviraí, Três Lagoas, Corumbá, Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti, Miranda, Paranaíba, Anastácio e Nova Andradina. O objetivo é promover a imersão do estudante dos cursos de licenciatura da universidade no cotidiano das escolas de educação básica.

De acordo com a UFMS, o programa tem duração de 18 meses e é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, sendo vinculado à Capes/MEC. “O programa de Residência Pedagógica contribui com a reflexão da prática educativa nas escolas”, comenta a coordenadora institucional, Marta Costa Beck.

As inscrições devem ser feitas no Sigpro (Sistema de Informação e Gestão de Projetos). Entre os requisitos estão: ser brasileiro ou possuir visto permanente no país; possuir licenciatura que corresponda ao componente curricular; possuir experiência mínima de dois anos no magistério na educação básica; ser professor da escola de educação básica que integre o projeto institucional; possuir disponibilidade de tempo para realizar as atividades previstas no projeto; e possuir currículo cadastrado na Plataforma Capes da Educação Básica.

As áreas são: Biologia, Sociologia, Filosofia, História, Geografia, Artes, Educação Física, Química, Física, Intercultural Indígena, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Matemática e Pedagogia.

Nos siga no Google Notícias