ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEGUNDA  10    CAMPO GRANDE 26º

Enquetes

Enquete: 52% estão com “nome sujo” por conta do cartão de crédito

Nas redes sociais, leitores também citaram lojas, impostos e aluguel como causadores de dívidas

Por Murilo Medeiros | 10/02/2025 08:02
Enquete: 52% estão com “nome sujo” por conta do cartão de crédito
Consumidor passando cartão de crédito em comércio (Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

O cartão de crédito é o vilão do endividamento para a maioria dos leitores do Campo Grande News. Na enquete deste domingo (9), 52% votaram que foi o cartão que "sujou" o nome. Outros 28% votaram em "financiamento" e 14% escolheram "despesas básicas", como água, luz e telefone. Apenas 6% votaram em "crediário".

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O cartão de crédito é apontado como o principal responsável pelo endividamento dos leitores do Campo Grande News, com 52% dos votos em uma enquete. Em Mato Grosso do Sul, mais de 50% da população está com o nome negativado, segundo o Serasa. Em Campo Grande, 65% dos consumidores começaram o ano endividados, com 19,5% se considerando "muito endividados". Nas redes sociais, leitores mencionaram aluguel, Fies, conta de energia e tributos como causas das dívidas. Em 2024, o número de inadimplentes no estado cresceu 7%, com 28,3% das dívidas relacionadas a cartões de crédito.

Em Mato Grosso do Sul, mais da metade da população começou 2025 com o nome negativado, de acordo levantamento da Serasa. São 1.129.829 inadimplentes, o que representa 52,83% dos adultos sul-mato-grossenses.

Os números da Peic (Pesquisa de endividamento e Inadimplência do Consumidor), sobre a inadimplência no início do ano em Campo Grande, são ainda mais alarmantes. Na Capital, 65% começaram o ano endividados. Destes, 19,5% se consideram "muito endividados". O levantamento é desenvolvido pelo desenvolvida pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

Nas redes sociais do jornal, leitores compartilharam o motivo de suas dívidas. Aluguel de imóvel, Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), conta de energia e tributos, como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) foram citados como os causadores do "nome sujo".

No ano passado, 1.101 dívidas foram judicializadas no Estado, segundo o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). Já foram realizadas 43 audiências globais de conciliação derivadas de reclamações pré-processuais, mas apenas 14 delas terminaram com acordo entre as partes.

No mesmo período, o número de inadimplentes cresceu 7% em MS. Eram 1.054.824 pessoas com "nome sujo" no início de 2024 e o ano terminou com 1.129.829 endividados. Em dezembro, 28,3% das pendências no Estado eram dívidas de cartão de crédito. Os dados foram divulgados pela Serasa.

De acordo com a Peic, em Campo Grande, a maioria dos endividados não terão condições de pagar totalmente as dívidas em atraso no próximo mês. Enquanto 39,9% poderão pagar parcialmente, outros 41,3% não vão conseguir quitar as dívidas.

Enquete: 52% estão com “nome sujo” por conta do cartão de crédito

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias